Gabigol possui média de 17,4 gols por temporada

Passagem frustrante pela Europa, porém, contesta versão do goleador

| Divulgação/Internazionale
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de seis jogos, Gabigol enfim desencantou pelo Flamengo na goleada por 4 a 1 sobre o Americano no último domingo, no Maracanã, pela Taça Rio. Mostrou confiança para "abrir a porteira" de agora em diante e negou que a ansiedade estava o atrapalhando, argumentando que "sempre teve números altos de gols por ano". Mas o camisa 9 rubro-negro realmente tem um histórico de artilheiro, ou seria "fake news"?

O GloboEsporte.com foi atrás do retrospecto do atacante, de 22 anos, desde que subiu para os profissionais no Santos, em 2013. E, de fato, ele registra números positivos no Brasil: possui média de 17,4 gols por temporada, com recorde de 27 em 2018. Porém, a passagem frustrante pela Europa – na Internazionale, da Itália, e no Benfica, de Portugal – contesta a versão do goleador.

Confira os números de Gabigol:

2013: estreia profissional

Na despedida de Neymar do Santos, outra promessa da base santista debutou profissionalmente no futebol: Gabriel Barbosa. O atacante estreou justamente diante do atual clube, o Flamengo, no dia 26 de maio. Seu primeiro gol, porém, veio seis jogos depois, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Mas acabou jogando pouco em sua primeira temporada no profissional: disputou 13 partidas naquele ano, marcando dois gols e dando ainda duas assistências.

2014: afirmação pelo Peixe

Se em 2013 Gabigol era reserva e teve poucas chances, o ano seguinte foi o da afirmação como peça fundamental do Santos de Oswaldo de Oliveira e Enderson Moreira. Das 56 partidas que disputou, foi titular em 49 delas. E com 21 gols, o atacante foi o artilheiro do time em 2014 e ficou entre os maiores goleadores daquela temporada, além de ter dado nove assistências para os companheiros. Tudo isso com apenas 17 anos.

2015: primeiro título profissional da carreira

O primeiro título de Gabigol pelo Santos veio em 2015: o Campeonato Paulista. Ele ainda não era a principal peça do time, mas ajudou bastante na campanha do técnico Marcelo Fernandes. O atacante novamente marcou 21 gols na temporada em 57 jogos, com direito a 10 assistências. Com o faro apurado, Gabriel chegou ao Top 10 de artilheiros de 2015 e se consolidou pelo segundo ano seguido no topo dos goleadores do futebol brasileiro.

2016: a chegada à Seleção e à Europa

O sucesso no Santos continuou no primeiro semestre de 2016: em 29 jogos, sendo 27 como titular, marcou 12 gols e deu quatro assistências. Foi convocado por Dunga e estreou na Seleção principal estufando a rede do Panamá em amistoso e, em seguida, foi campeão olímpico. Pelo Brasil, ao todo, foram mais quatro gols em 10 partidas. Desempenho que o levou para a Europa no segundo semestre, comprado pela Internazionale. Mas jogou só três vezes na Itália naquele ano.

2017: Passagem apagada pela Europa

A ascensão meteórica na carreira de Gabigol pisou no freio na Europa, onde o atacante amargou a reserva e viveu sua pior temporada em números no profissional. Ao todo, foram apenas três gols em 16 jogos disputados, incluindo amistosos. Onze deles na Internazionale, da Itália, onde foi eleito o pior estrangeiro do futebol italiano em 2017. No segundo semestre, acabou emprestado ao Benfica, só que também não vingou em Portugal: marcou uma vez em cinco partidas.

2018: o melhor ano da carreira

Gabigol voltou ao Brasil para recuperar o seu futebol e assumir o protagonismo no Santos de Jair Ventura e de Cuca. E deu certo: em 53 jogos, praticamente todos como titular, marcou 27 gols, seu recorde da carreira, e deu duas assistências. Não conquistou títulos em seu retorno à Vila Belmiro, mas terminou como artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, feito que nenhum jogador havia conseguido em uma mesma temporada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES