Após despedida, Giba aponta os dois novos líderes da seleção

Capitão, que se despediu da equipe em Londres, diz que ponteiro e levantador terão a missão de guiar equipe no novo ciclo olímpico a partir de 2013

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Giba tem quase tudo pronto. Escolheu casa, acertou detalhes e agora só espera o tempo passar para arrumar as malas antes de se mudar para a Argentina. No país vizinho, o ponteiro vai defender o Drean Bolívar em sua primeira passagem pelas terras hermanas. Também será a primeira vez que o jogador não dividirá sua rotina entre clube e seleção brasileira em anos. Depois da aposentadoria definitiva com a camisa amarela nos Jogos de Londres, Giba já apontou até seus sucessores no papel de líder da equipe. Para o capitão, Bruninho e Murilo deverão assumir naturalmente a função de guiar o Brasil após sua saída.

Giba entre Murilo e Bruninho: sucessores no papel de líder

Prata nos Jogos de Londres, Giba lamentou a derrota para a Rússia na final, mas valorizou a conquista. E, ao se despedir da seleção, desejou boa sorte aos futuros líderes da equipe.

- Foi um orgulho muito grande estar do lado dessas pessoas. Com certeza não foi o que a gente queria, mas somos uma geração com um ouro e duas pratas. Vai ser uma geração difícil de esquecer. Quero desejar boa sorte a quem vai ficar. Principalmente ao Bruno e ao Murilo, que terão a responsabilidade de manter a seleção onde ela esteve nos últimos 12 anos - disse.

Apontados por Giba como líderes dessa nova equipe, Murilo e Bruninho terão o desafio de guiar a seleção naquele que talvez seja o mais importante ciclo olímpico do esporte nacional. Os dois acreditam ainda ser cedo para pensar nos Jogos do Rio, em 2016, mas dizem que a principal missão é manter o espírito das últimas gerações.

- É difícil pensar em 2013 (quando a seleção se reapresenta para as competições) e 2016. Acho que Giba nos apontou como sucessores por uma característica pessoal nossa. Com a saída dele, do Serginho, do Rodrigão e do Ricardo, acabamos sendo os mais velhos, junto com o Dante. A responsabilidade fica um pouco maior, mas mais de passar essa mesma filosofia dos últimos anos, implementada pelo Bernardo. Não vejo muito mistério. Temos de manter o trabalho que está sendo feito nos últimos anos - disse Murilo.

Há seis anos na seleção, Bruninho diz que o legado da geração de Giba não pode ser esquecido. Ao enaltecer as conquistas do Brasil nos últimos 12 anos, o levantador afirmou que o sacrifício feito pelos mais velhos precisa ser valorizado.

- Fiz parte dessa geração por seis anos. Aprendi demais com eles, que a seleção é muito maior do que qualquer coisa. Esses caras merecem muito mais que status. Eles são heróis. Temos uma base bem montada, agora precisamos de dedicação dia a dia, valorizar muito essa camisa. Ver o sacrifício que eles fizeram para colocar o Brasil no topo do ranking nesses 12 anos. Se nós conseguirmos alcançar 70%, 80% do que eles conseguiram, está de bom tamanho. Só ver o currículo deles, temos de tentar valorizar muito e tudo começa no dia a dia - disse o levantador.

No caminho até o papel de um dos líderes da seleção, Bruninho precisou lidar com a pressão de ser filho do técnico Bernardinho. E o levantador acredita que já não precisa provar nada a ninguém antes de guiar a equipe pelos próximos anos.

- O que mais me chateava não era duvidarem de mim, mas da ética dele. Não sinto mais essa pressão. O que conquistamos juntos serve como prova da minha luta pelo trabalho e de que eu mereço estar entre os jogadores da seleção.

Murilo afirma que a seleção está pronta para lidar com as despedidas de jogadores importantes para o próximo ciclo. Lembra de casos anteriores para mostrar que a equipe tem condições de se manter forte.

- Despedidas, infelizmente, acontecem. São normais. Lembro do Gustavo depois de Pequim, do Maurício e do Giovane, do Nalbert... É um processo natural. Temos de agradecer a eles por todos os serviços que prestaram e dar continuidade a essa filosofia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES