Gol de Neymar contra o Flamengo concorre ao Prêmio da Fifa

Obra-prima do craque santista no primeiro turno do Brasileirão disputa com outros nove golaços

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atacante Neymar não está apenas concorrendo à Bola de Ouro da Fifa, em parceria com a revista francesa "France Football". Nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol divulgou a lista dos dez golaços que disputam o Prêmio Puskas de 2011 e o craque brasileiro está nela com a obra-prima que marcou contra o Flamengo, no primeiro turno do Brasileirão, na derrota por 5 a 4, na Vila Belmiro (veja ao lado).

Na ocasião, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes com classe.

O Prêmio Puskas é uma homenagem ao ex-jogador Ferenc Puskas, capitão e ídolo da seleção húngara nos anos 50. Ele foi criado em 2009 e é entregue na cerimônia de gala da Fifa. O português Cristiano Ronaldo levou no ano de estreia, enquanto o turco Altintop conquistou em 2010.

Principal candidato à Bola de Ouro, o argentino Lionel Messi, atual duas vezes melhor do mundo, também foi um dos escolhidos com o golaço que anotou sobre o Arsenal, no Camp Nou, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, quando deu um chapéu no goleiro Almunia (confira abaixo). O atacante inglês Wayne Rooney, do Manchester United, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Milan, são outros concorrentes.

Na atual edição, há uma "intrusa" do sexo feminino: Heather O?Reilly, da seleção dos Estados Unidos, contra a Colômbia, pela Copa do Mundo da Alemanha. Os outros nove são homens, sendo dois mexicanos (Giovani dos Santos e Julio Gómez) e dois argentinos (Messi e Lisandro López, do Arsenal de Sarandí). O belga Benjamin de Ceulaer, do Lokeren, e o sérvio Dejan Stankovic, do Inter de Milão, completam a lista.

Premiação da Bola de Ouro

Criado pela Fifa em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo teve 14 vencedores até hoje, sendo os recordistas Ronaldo (1996/97/2002) e Zidane (1998/2000/03). Com duas inidicações, Lionel Messi pode se juntar este ano à dupla de astros. Caso conquiste o tri, o craque argentino entrará para a história como o primeiro a levar a Bola de Ouro três vezes consecutivamente.

Neymar, por sua vez, pode ser o primeiro a atuar fora da Europa a ficar entre os três primeiros. A entidade divulgará os finalistas no próximo dia 5 de dezembro. A cerimônia será no dia 9 de janeiro, no Palácio de Congressos, em Zurique (Suíça).

Para técnicos e jogadores brasileiros, Neymar só fica atrás de Messi no anoLista final confirma Neymar e Dani Alves na luta pela Bola de Ouro 2011Neymar diz a revista francesa que Messi levará Bola de Ouro de 2011Além do Fenômeno, outros quatro brasileiros conquistaram o prêmio: Ronaldinho Gaúcho (2004/05), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007). Completando a lista de "melhores do mundo", vêm o alemão Lothar Matthäus (vencedor da primeira edição), o holandês Marco Van Basten (1992), o italiano Roberto Baggio (1993), o liberiano George Weah (1995), o português Luis Figo (2001), o italiano Fabio Cannavaro (2006) e o português Cristiano Ronaldo (2008).

Em 1995 e 1996, Romário também quase fez história ao aparecer entre os melhores atuando no Brasil. Com a camisa do Flamengo, o camisa 11 foi o quarto colocado no ano do centenário do clube, em eleição apenas da Fifa na época. Em 1996, quando também defendeu o Valencia, terminou em 10º.

Entre os dez concorrentes a melhor técnico, novamente os favoritos são o espanhol Pep Guardiola, do Barcelona, e o português José Mourinho, do Real Madrid. O também luso André Villas-Boas, que conquistou quatro títulos pelo Porto e assumiu o Chelsea recentemente, é uma das novidades. Óscar Tabárez, da seleção uruguaia, é outro importante nome. Entre as mulheres, a brasileira Marta está garantida na lista final e deverá figurar entre as três melhores no dia 5.

Confira todos os candidatos:

Benjamin de Ceulaer (Bélgica, Lokeren-BEL)

Giovani dos Santos (México, México)

Julio Gómez (México, México sub-17)

Zlatan Ibrahimovic (Suécia, Milan-ITA)

Lisandro López (Argentina, Arsenal-ARG)

Lionel Messi (Argentina, Barcelona-ESP)

Neymar (Brasil, Santos-BRA)

Heather O?Reilly (Estados Unidos, Estados Unidos feminino)

Wayne Rooney (Inglaterra, Manchester United-ING)

Dejan Stankovic (Sérvia, Inter de Milão)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES