Goleiro Sílvio Luiz supera depressão e volta ao futebol

Atleta ficou parado por um ano e meio após um acidente

Goleiro Sílvio Luiz | Globoesporte.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Silvio Luiz virou o ano como goleiro do Juventude. Mas para voltar a jogar teve que passar por uma verdadeira via-crúcis. Nos últimos 16 meses, ele abdicou do convívio da família para vencer um desafio: recuperar o movimento do braço direito. De onde sai a disposição de um atleta? O goleiro diz que tirou forças da filha, que acabara de nascer.

- Em uma semana, sofri um acidente e a Silvia veio ao mundo. Passei a ver a vida de forma diferente. Só damos valor (à nossa saúde) quando precisamos dela para viver. Hoje estou apto para jogar. Mas a minha família sabe o que eu passei. Fiz muito sacrifício para me recuperar - afirmou.

O ex-arqueiro de São Caetano, Corinthians e Vasco quase teve a carreira encurtada aos 30 anos. Ele bateu de carro contra um ônibus na Avenida Automóvel Clube, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em julho de 2008. O veículo teve perda total. Sem cinto de segurança, o jogador rompeu quatro dos cinco tendões do ombro direito. Para a esposa do atleta, o marido não morreu porque não era a hora.

- Ele nasceu de novo. Esse retorno ao futebol deve ser encarado como um recomeço. Foi Deus que o amparou. Ainda bem que o Sílvio Luiz não sofreu nada na cabeça nem no peito. Mas, por dois meses, ele dormiu de lado numa cadeira de praia porque não suportava encostar o ombro direito no colchão da cama. Teve que tomar banho com a ajuda de parentes e precisamos dar comida na boca dele - revelou Márcia.

Não bastasse o susto ao volante, o atleta entrou em depressão. Temia não só pelo fim da profissão, como também achou que pudesse ficar incapacitado para o futebol. Resultado: perdeu a vontade de encontrar os amigos e só suportava a família ao seu lado. A vida dele só começou a mudar quando decidiu se curar da lesão a todo custo.

Silvio Luiz teve de fazer fisioterapia por um ano e quatro meses. Os exercícios eram divididos em três turnos e duravam oito horas por dia, com descanso só aos domingos. O arqueiro passou a tomar café da manhã, almoçar e lanchar em uma clínica de reabilitação carioca.

- Em 20 anos de profissão, nunca tinha visto uma lesão tão séria. Nos últimos meses, o Silvio passou mais tempo se exercitando do que ao lado da família. Acho que ele se recuperou porque nunca questionou o tratamento. Primeiro, recuperamos psicologicamente o ser humano. Depois, percebemos que era possível fazê-lo voltar a jogar - garantiu o fisioterapeuta Fábio Marcelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES