Goleiros de Fla e Botafogo vencem batalhas em crises inesperadas

O foco na posição não se sobrepõe ao contexto de cada clube

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com Gatito Fernandez e Jefferson de um lado e Diego Alves e César do outro, o último lugar que o torcedor de Botafogo e Flamengo pensou que teria problemas em 2018 era no gol. Neste sábado, às 19h, no Nilton Santos, os dois clubes afastam a crise na posição com a volta da dupla alvinegra de lesão e a sequência de César. Diego Alves não treinou a semana toda junto com o elenco rubro-negro, lesionado e virtualmente afastado por indisciplina.

O foco na posição não se sobrepõe ao contexto de cada clube no Brasileiro. Em terceiro lugar, o Flamengo vê o clássico como última chance de arrancar para tirar o título do Palmeiras, seis pontos na frente. Do lado alvinegro, são quatro pontos acima da zona de rebaixamento.

O drama coletivo de Gatito

Nesse cenário, a volta da dupla de goleiros do Botafogo é um componente emocional caro.

— A importância maior é para o momento da equipe. A presença dos dois dá um peso maior ao time — afirmou o preparador de goleiros Flávio Tênius, descartando rivalidade pessoal. — O ambiente é saudável. Pelo caráter deles mesmo. Sentimento de amizade e companheirismo — reforçou.

Durante seis meses, Gatito Fernandez finalizava o tratamento no punho direito lesionado, ia a campo treinar e deixava a atividade pouco depois. Uma bola mais forte ou uma queda, comuns em suas grandes defesas, traziam a dor de volta. E obrigavam o reinício da fisioterapia e fortalecimento no local.

— Sempre percebi uma preocupação grande do Jefferson no período que o Gatito ficou fora. Ficava preocupado. Por que está doendo de novo, perguntava — recorda o preparador.

O desconforto foi vivido por Flavio Tênius, que confirma um drama coletivo no clube.

— Gatito é muito querido. Foi muito doloroso para nós estar ali no dia a dia. Todo mundo viveu muito o drama dele — lembra.

Na tentativa de manter o foco no Botafogo, Gatito chegou a se reunir com a diretoria para deixar claro que não fazia corpo mole.

— Estava bem chateado, sentou para conversar com o Anderson Barros (executivo), disse o quanto estava incomodando as pessoas acharem que ele estava ali pra receber o salário — conta o agente Rodrigo Pitta.

Quando chegou ao Botafogo, no início do ano passado, Gatito foi a terceira opção. Com Jefferson machucado, ficou no banco para Helton Leite. Uma lesão do então titular na Libertadores abriu espaço para o paraguaio, que entrou e se consagrou, pegando três pênaltis em disputa contra o Olimpia. De lá para cá, se consolidou na posição.

A lesão no punho veio justamente em um dos melhores momentos da carreira de Gatito. Um pouco antes de se machucar contra o Sport, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Gatito tinha sido herói na conquista do título estadual. Agora, ele volta em outro momento decisivo.

— Tanto na época em que não estava jogando, quanto no período machucado, tive que ter paciência e muita confiança no que estava fazendo. Sempre acreditei que seria recompensado pela dedicação — afirma Gatito.

— Gatito não está no primor da forma, mas tem experiência, ajuda. A presença dele é importante — reforça Flavio Tênius.

O foco de César

No Flamengo, a sequência de César veio após lesão muscular de Diego Alves. O técnico Dorival Júnior resolveu manter o jovem mesmo com o veterano pronto para jogar. A decisão técnica foi vista como acertada pelo ex-preparador do Flamengo, Victor Hugo. Antes da primeira partida da semifinal da Sul-Americana, contra o Junior Barranquilla, no ano passado, Victor Hugo convenceu a diretoria rubro-negra a não ir atrás de outro atleta para a reserva de Diego Alves. Na ocasião, o titular estava lesionado e desfalcaria a equipe. E Alex Muralha, que vinha em baixa após o vice da Copa do Brasil, estava de saída.

— Tive uma conversa com o presidente antes do primeiro jogo. Comentávamos sobre alguns nomes. Eu falei: "Presidente, vamos aguardar o César jogar primeiro". Eu saí, mas o César manteve o foco que ele tinha. Fez de novo um bom papel e se mantém. Futebol para goleiro é momento — diz Victor Hugo.

A temporada 2018 começou com o jovem de 26 anos no banco. Quase ficou atrás de Julio César na fila, após a chegada do ídolo para despedida. Desde que chegou do Audax para o Flamengo, após início bem garoto no Fluminense, César aprendeu a lidar com frustrações, típicas para muitos jovens no Flamengo.

Depois que despontou para o profissional, após o título da Copinha em 2011, a primeira partida de César como titular no Flamengo foi em dezembro de 2013. A única no ano, situação que se repetiu na temporada seguinte, quando Felipe e Paulo Victor eram os goleiros principais. E mesmo tendo realizado 18 partidas em 2015, César acabou o ano emprestado para a Ponte Preta.

No clube paulista, o goleiro se lesionou na semana da estreia, e também perdeu espaço em 2016, quando Muralha chegou. De volta ao Flamengo, mas sem atuar ao longo de todo 2017, a chance enfim caiu no colo de novo. Mas foram apenas quatro jogos antes da volta à reserva em 2018. Agora como primeira opção. E, segundo o preparador Victor Hugo, com potencial para dar conta do recado.

— O César é um goleiro com um tempo de reação muito apurado. Força explosiva muito grande. Embaixo do gol, ele reage muito rápido. E melhorou muito o pé, que tinha dificuldade. Isso vai dar um upgrade na carreira dele — avaliou.

— A gente já comentava que quando ele tivesse a oportunidade agarraria — disse o zagueiro Leo Duarte, também da base.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES