Goleiros de Fla e Timão treinam os pênaltis

Goleiros possuem ótimo histórico em cobranças após os 90 minutos e podem ser determinantes

Goleiros serão importantes | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de Adriano e Ronaldo, existe um outro duelo interessante no Corinthians e Flamengo, desta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Com muitas coincidências em comum, Felipe e Bruno podem fazer a diferença em uma classificação para as quartas da maior competição de clubes da América do Sul, principalmente se o jogo for decidido nos pênaltis.

Afinal, os goleiros são conhecidos como excelentes defensores. Mas essa não é a única característica que eles comungam. Ambos são polêmicos, têm a personalidade forte, alternam altos e baixos, volta e meia desagradam suas torcidas e, por muita gente, são considerados ótimos jogadores.

Mas realmente o que impressiona são os números. No Flamengo desde 2007, Bruno já defendeu 19 pênaltis em 53 cobranças. Isso dá um aproveitamento de uma defesa em cada 2,7 cobranças. Mas é na hora decisiva que a estrela do goleiro costuma brilhar.

Bruno pegou pênaltis nos jogos decisivos, por exemplo, contra o Botafogo, nas finais do Carioca de 2007 e 2009, e contra o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara de 2008. Mas em 2010, o goleiro rubro-negro também foi espetacular e defendeu as duas cobranças de Dodô na Taça Guanabara, deste ano.

- Nunca perdi uma decisão por pênaltis na minha vida ? costuma dizer Bruno, que não tem concedido entrevistas.

Felipe tem números de menor expressão, mas também já foi decisivo. Contratado depois de levar o Bragantino às semifinais do Paulistão de 2007, ele defendeu cinco pênaltis desde que assumiu a camisa 1 do Corinthians. Naquele mesmo ano, por muito pouco não se transformou em herói ao pegar uma cobrança de Paulo Baier, do Goiás, no Serra Dourada. O empate por 1 a 1 alimentou a esperança alvinegra de seguir na elite, mas uma série de tropeços em jogos decisivos rebaixou o clube.

No ano seguinte, o goleiro caiu definitivamente nas graças da Fiel ao agarrar uma penalidade de Zé Carlos, do Botafogo, no Morumbi, colocando o Timão na decisão da Copa do Brasil. Já em 2010, parou a revelação Neymar, em plena Vila Belmiro. O xodó santista arriscou uma paradinha, mas Felipe acertou o canto e evitou o gol. Mesmo assim, o Peixe acabou vencendo por 2 a 1.

- Na Copa do Brasil de 2008, enfrentamos o Botafogo e tive a felicidade de pegar o último pênalti. Fomos para as finais por causa dessa defesa. Por coincidência, era uma equipe carioca. Se a história se repetir agora, estará de bom tamanho. Não dá para falar se sou bom de defender pênalti. O Flamengo vai ter que ver na hora - disse.

Felipe, aliás, dá a receita para fazer sucesso em caso de uma decisão após os 90 minutos.

- Em pênalti normal em um jogo, você sabe mais ou menos como o cobrador oficial bate. Na disputa, o que conta é concentração e sorte. O negócio é acertar o canto e defender - completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES