Governo autoriza testagem de atletas e funcionários

A decisão foi tomada após o centro de contingência do coronavírus do Governo de São Paulo acatar uma solicitação feita pelos clubes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reviravolta nos bastidores permitirá que os clubes paulistas retornem às atividades antes do previsto. Nesta sexta-feira, o coordenador do centro de contingência do coronavírus do governo de São Paulo, Carlos Carvalho, anunciou que os times poderão testar atletas e funcionários para a Covid-19 a partir de segunda-feira. Informações do site Terra

A decisão foi tomada após o centro de contingência do coronavírus do Governo de São Paulo acatar uma solicitação feita pelos clubes. As agremiações apresentaram um protocolo que garante a realização de avaliações médicas e físicas de maneira individualizada, respeitando as diretrizes estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Inicialmente, o Governo havia anunciado que o retorno das atividades dos clubes aconteceria apenas no primeiro dia de julho, porém uma pressão interna, embasada pelo protocolo apresentado, garantiu a reversão da data. A ideia, como explicada na nota publicada posteriormente pela Federação Paulista de Futebol, é permitir que as equipes possam retomar os treinamentos após uma bateria de testes.

Além da testagem para a doença causada pelo coronavírus, os clubes realizarão avaliações físicas em todos os seus atletas. Como permaneceram três meses paralisados, será necessário checar a condição de cada um dos jogadores.

Confira a nota publicada pela Federação Paulista de Futebol:

A Federação Paulista de Futebol informa que realizou nesta quinta-feira ajustes no Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista - Série A1 e, no mesmo dia, encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo um novo documento.

O protocolo complementar enviado trata da necessidade do processo de readaptação física dos profissionais para que a retomada dos treinamentos, em 1º de julho, seja segura, uma vez que, devido à pandemia, os atletas foram obrigados a paralisar suas atividades por mais de 90 dias, um inédito e danoso período, especialmente para quem depende de sua condição física para exercer seu trabalho.

Assim, a FPF e os clubes receberam com grande satisfação o anúncio do Governo do Estado de São Paulo de que os times poderão se preparar, entre 22 e 30 de junho, de maneira adequada, realizando testes clínicos, físicos e fisiológicos, de forma individualizada.

Como previsto no protocolo, antes do início da readaptação, todos os profissionais deverão ser submetidos a testes de COVID-19. Todos os ambientes serão devidamente preparados e higienizados, com obrigatório uso de EPI's, conforme determinado pelo Centro de Contingência do Governo de São Paulo.

O futebol paulista segue unido e responsável, zelando, em primeiro lugar, pela saúde de todos. Acreditamos que o entendimento, o consenso e a harmonia estabelecidos entre FPF, clubes e o Governo de São Paulo, comandado pelo Governador João Doria, e Prefeitos são fundamentais para virarmos o jogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES