Grêmio bate o Santos por 2 a 0 e reencontra a liderança do Campeonato Brasileirão 2008

Com a vitória, o Grêmio chegou a 56 pontos, contra 54 do vice

Grêmio bate o Santos por 2 a 0 e reencontra a liderança do Campeonato Brasileirão 2008 | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durou muito pouco a separa??o entre o Gr?mio e a lideran?a do Campeonato Brasileiro. Foram apenas duas rodadas afastados um do outro. O reencontro ocorreu na noite desta quarta-feira, com a vit?ria de 2 a 0 sobre o Santos. O time tricolor voltou a ter uma atua??o cambaleante, sem a solidez de outros jogos, mas conseguiu o mais importante e deixou o Palmeiras, que apenas empatou com o Figueirense, para tr?s. O Peixe amea?ou muito e s? n?o teve resultado melhor porque n?o era a noite dele.

Com a vit?ria, o Gr?mio chegou a 56 pontos, contra 54 do vice. O Santos, ainda com 33, segue em 13?. Os ga?chos agora ter?o mais de uma semana de prepara??o para o jogo contra a Portuguesa, dia 19, no Canind?. O time da Baixada Santista joga um dia antes, no Rio de Janeiro, contra o Botafogo.

Gr?mio sai na frente e p?ra

Bastaram menos de tr?s minutos para o Gr?mio largar na frente. O time de Celso Roth entrou em campo mais ligado. E o resultado foi o gol cedinho, quando a torcida ainda se acomodava em um Ol?mpico gelado. H?lder tramou boa jogada pelo meio e mandou o chute. A bola desviou na zaga e sobrou para o gigante Morales. Cara a cara com o goleiro Douglas, ele fuzilou. E a? foi para a festa, festejando seu primeiro com a camisa tricolor.

O son?fero que o Gr?mio pareceu ingerir n?o fez efeito imediato. Depois do gol, o time da casa continuou melhor por algum tempo e at? criou novas chances. Morales, aos 18, disparou seus 1,96m pela ponta direita, entrou na ?rea em diagonal e chutou forte, mas exatamente no meio do gol, onde estava Douglas. O goleiro santista defendeu sem maiores dificuldades.

E a? o Gr?mio parou. A rea??o do Santos teve dois momentos distintos. Primeiro, com o dom?nio de bola, sustentado em toques r?pidos e curtos, protagonizados especialmente pelos gringos Molina e Cuevas. Depois, com chances claras de gol. F?bio Santos, aos 31, for?ou Victor a fazer boa defesa. Cinco minutos depois, Molina acertou o travess?o ga?cho em cobran?a de escanteio venenosa. Mais tarde, Cuevas recebeu pela esquerda e concluiu com for?a. O goleiro do Gr?mio voltou a fazer defesa impressionante.

O Tricolor, em contrapartida, preferiu ignorar que um time precisa de articula??o para chegar ao ataque. O jogos dos azuis virou festival de balonismo: bal?o, bal?o e mais bal?o para Morales. William Thiego, um zagueiro, foi o principal armador, j? que a bola n?o passou por Douglas Costa. O fim do primeiro tempo deu ao Gr?mio um resultado melhor do que a atua??o. J? o Santos, conseq?entemente, merecia melhor sorte.

Nos acr?scimos, Soares marca o segundo

No segundo tempo, o Santos voltou mais avan?ado, mas permitiu que o Gr?mio tivesse mais espa?os para tocar rapidamente e criar chances. Na primeira, aos nove, Soares invadiu livre a ?rea pela direita e errou o chute para sorte de Douglas. Aos 15, pela esquerda, o novo xod? Douglas Costa disparou um m?ssil contra a trave santista.

A liberdade para jogar nos contra-ataques quase permitiu que o Gr?mio fizesse o segundo, aos 18. E seria um gola?o. Douglas Costa pedalou, deixou Roberto Brum no ch?o e ficou de frente para Douglas. No entanto, n?o teve dom?nio da bola e bateu travado com os marcadores antes que Domingos salvasse.

Para dar mais forte ao setor de cria??o, o t?cnico M?rcio Fernandes sacou Bida e colocou Par?. A mudan?a fez o Peixe crescer e por muito pouco n?o empatar em dois lances seguidos. Aos 29, ap?s cruzamento rasteiro da direita, Kl?ber Pereira acertou a trave. Em seguida, Cuevas recebeu na esquerda e chutou. A bola passou por Victor, mas Thiego salvou quase sobre a linha. No minuto seguinte, aos 31, Soares entrou pela direita e disparou para Douglas espalmar.

Percebendo a falha na marca??o, o t?cnico Celso Roth trocou Jean por Amaral e Willian Magr?o por Orteman. Deu certo. A partir dos 40 minutos, o Santos n?o mais conseguiu criar para seu artilheiro, preso entre os defensores ga?chos. Assim, passou a arriscar chutes de longa dist?ncia.

Nos minutos finais, j? com o encerramento da partida entre Figueirense e Palmeiras no 0 a 0, os torcedores gremistas come?aram a comemorar a volta ? lideran?a. Mas o time ainda passou por um grande susto, aos 44. Carleto chutou de muito longe e Victor fez ?tima defesa de m?o trocada para del?rio da massa tricolor.

O Santos ainda teve tempo de perder um jogador. Fabiano Eller recebeu cart?o vermelho ao cometer falta em Reinaldo ap?s levar um chap?u na intermedi?ria. Era o fim da esperan?a santista. E o Gr?mio fez o segundo. Depois da cobran?a de falta de Douglas Costa, Douglas n?o segura e Soares manda para dentro. Festa gremista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES