Grêmio encerra jejum em casa e vence o Bahia

Viçosa anotou os dois gols da vitória do time gaúcho ainda no primeiro tempo

Júnior Viçosa (esq) definiu a vitória gremista no Olímpico com dois gols | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com ótima atuação do centroavante Júnior Viçosa, o Grêmio bateu o Bahia por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Olímpico, e alcançou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. O resultado, além de embalar a equipe de Renato Gaúcho, mantém a equipe de René Simões sem vitórias na elite do futebol nacional em 2011.

Viçosa anotou os dois gols da vitória do time gaúcho ainda no primeiro tempo - o primeiro após cruzamento de Mário Fernandes, e o segundo com um passe açucarado de Lins. Já o Bahia, que dependeu demais de jogadas individuais dos atacantes Souza e Jobson, não mostrou bom futebol e teve no lateral esquerdo Ávine seu jogador mais perigoso.

Agora, o Grêmio soma seis pontos em três rodadas no Brasileiro. A equipe tentará o terceiro triunfo seguido na próxima rodada contra o São Paulo, no Morumbi. Já o Bahia buscará a primeira vitória na competição em casa, no Estádio de Pitauçu, diante do Atlético-MG.

O jogo

Ainda sem todos os reforços contratados à disposição, Renato Gaúcho escalou o Grêmio em um 4-4-2 tradicional, com Douglas e Escudero na armação e Lins e Júnior Viçosa na frente. Do lado do Bahia, René Simões também entrou com dois atacantes, Souza e Jobson, auxiliados pela aproximação de Lulinha, jogador que buscava encostar na dupla ofensiva.

A partida mal tinha começado a entrar em um ritmo quando o Grêmio marcou o primeiro gol. Aos 5min, Mário Fernandes arrancou bem pela direita, tabelou e cruzou na medida para Júnior Viçosa, que cabeceou com firmeza para as redes. Pouco depois, aos 9min, Neuton acertou cabeçada no travessão após levantamento na área, mas o lance já estava invalidado por impedimento.

Totalmente dominado até então, o Bahia dependia somente de lançamentos longos para Souza e Jobson, que ficavam isolados do resto do time. Em um deles, aos 11min, Jobson entortou Neuton por duas vezes e bateu de pé esquerdo, mas Marcelo Grohe salvou o Grêmio. Mesmo perdendo o jogo, o time visitante recuava e marcava só a partir do meio de campo, deixando a equipe gaúcha jogar.

Como as duas equipes tinham esquemas que concentravam jogadores na faixa central do campo, sobrava espaço nas laterais. Aos 31min, Marcone caiu pela direita e cruzou para Souza, mas a cabeçada saiu fraca, nas mãos de Grohe. No minuto seguinte, o Grêmio ampliou a vantagem, desta vez pelo meio: após linda tabela entre Lins e Escudero, Júnior Viçosa recebeu livre na área e bateu de primeira para fazer 2 a 0.

Com muito espaço para jogar, Douglas ditava o ritmo do jogo. Aos 40min, ele recebeu corta-luz de Viçosa e ficou cara a cara com Marcelo Lomba, mas o goleiro evitou o terceiro gol. Já no segundo tempo, o Bahia teve chance na bola parada quando Fernando desviou cobrança de escanteio contra o próprio gol, mas Grohe - substituto de Victor, que está na Seleção - trabalhou bem.

Douglas apareceu bem novamente aos 9min, enfiando linda bola para Viçosa, mas Marcelo Lomba novamente apareceu para travar o chute e impedir mais um gol. Com o meio de campo totalmente anônimo na partida, o Bahia dependia quase exclusivamente das descidas do lateral Ávine pela esquerda. Aos 17min, ele bateu falta com força e a bola explodiu no travessão gremista.

Com Souza e Jobson insistindo em jogadas individuais e sendo frequentemente desarmados pela defesa do Grêmio, a equipe baiana pouco ameaçada. Aos 29min, Renato promoveu a estreia do meia Marquinhos no lugar de Júnior Viçosa, deixando o Grêmio com apenas o garoto Leandro à frente.

Os últimos minutos foram pouco movimentados, com o time gremista valorizando a posse de bola no meio de campo e o Bahia sem forças para reagir. Sem sustos, o time da casa administrou a vantagem até o apito final.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 2 x 0 Bahia

Gols

Grêmio: Júnior Viçosa, aos 5min e aos 32min do 1º tempo

Grêmio

Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas e Escudero (Gabriel); Lins (Leandro) e Júnior Viçosa (Marquinhos). Técnico: Renato Gaúcho

Bahia

Marcelo Lomba; Gabriel, Titi, Danny Morais e Ávine (Marcos); Fahel, Marcone e Camacho; Lulinha (Maranhão); Souza (Rafael) e Jobson. Técnico: René Simões

Cartões amarelos

Grêmio: Fernando

Bahia: Souza e Camacho

Árbitro

Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local

Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES