Grêmio vence e conquista primeiro turno do Gaúcho

A torcida do Grêmio teve de fazer festa para um dos jogadores que mais critica.

Gremio se classifica | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A torcida do Grêmio teve de fazer festa para um dos jogadores que mais critica. Com gol do volante Ferdinando, de falta aos 19min do primeiro tempo, o time tricolor venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0 na final do primeiro turno e já está garantido na decisão do Estadual.

Se por um lado é criticado pela torcida, Ferdinando tem plenas confiança do técnico Silas. Homem de confiança do treinador desde os tempos de Avaí, o volante não perdeu o posto com a transferência de ambos para o Grêmio.

Apesar de não ter enfrentado o tradicional rival Internacional na decisão, o gremista poderá pelo menos contar uma vantagem sobre o adversário. Com a vitória, o time tricolor soma 46 jogos seguidos sem ser vencido em seus domínios (34 vitórias e 12 empates) igualando a marca colorada na década de 70.

E ainda teve o gosto de receber a taça das mãos do vice-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, que dá nome ao troféu e teve de ver, de muito perto, a festa do arquirrival.

As características esperadas para um jogo no Olímpico eram de um Grêmio pressionando. Isso não ocorreu. Os dois times mostraram propostas de jogo diferentes das imaginadas. O time tricolor queria cadenciar a partida, enquanto o Novo Hamburgo propunha a aceleração. Foi o visitante que começou mais assanhado. Com as equipes atuando de maneiras distintas, tudo ficou truncado nos primeiros 20 minutos.

Nesse período, a bola esteve parada por muito tempo em escanteios, laterais e cobranças de faltas. O Grêmio chegou a marcar aos 10min, com Borges, de cabeça. Porém, sua posição era de impedimento e o gol foi anulado, quando Mário Fernandes, autor do cruzamento, já estava comemorando na pista atlética.

O Novo Hamburgo explorava o lado esquerdo do campo. Com os alas bem avançados e seus dois meias, conseguia dividir o Grêmio, dificultando a articulação das jogadas do adversário. Durante todo o primeiro tempo, o time de Silas só conseguiu chutar uma vez de dentro da área.

O gol gremista deve ter enchido o técnico gremista de orgulho. Recém chegado ao Olímpico, ele indicou a contratação de Ferdinando, seu homem de confiança no Avaí. As atuações irregulares levaram o volante a ser o principal alvo das vaias da torcida no início de ano. Ferdinando aguentou firme. Seu desabafo surgiu em forma de gol, aos 19min. Em cobrança de falta, o jogador tirou da barreira, em um arremate potente, acertando o canto inferior esquerdo de Juninho.

O Novo Hamburgo não esmoreceu. O Grêmio não assumiu o comando do confronto. Tudo seguiu equilibrado. Victor precisou trabalhar bastante nas bolas áreas. No chão, o goleiro espalmou tiro de longa distância de Márcio Hahn.

Borges, fora o gol anulado, pouco aparecia. O homem-gol da equipe tricolor estava esperando nova chance para marcar. Quando ela apareceu, ele chutou para fora e seu músculo da coxa direita distendeu. Lesionado, a equipe perdeu o centroavante, autor de 11 gols na temporada. No seu lugar entrou William.

Antes da ida ao vestiário, Gustavo Papo subiu alto, mais alto do que Maurício, tocando de cabeça próximo à trave. Os contornos não se modificaram no segundo tempo. Com Rodrigo Mendes em campo, o Novo Hamburgo seguia mais incisivo do que o Grêmio, levando Silas a tirar Jonas e colocar Maylson, recuando ainda mais o seu time.

Do pé de Rodrigo Mendes quase saiu o gol de empate. De longe, a bola foi desviada no meio do caminho, aos 12min. Victor conseguiu salvar com o pé. Na sequência da jogada, Gustavo caiu no chão protestando pênalti em dividida com um defensor gremista.

Mesmo atuando em casa, o Grêmio passou a jogar no erro do oponente. Em duas oportunidades, com Hugo e Maylson, o time ampliou em chutes potentes, mas que saíram.

Os sinais de cansaço começaram a aparecer no Novo Hamburgo, dando cada vez mais espaço para o Grêmio. O ímpeto da equipe da Região Metropolitana não arrefeceu. Gustavo, outra vez por cima, levou vantagem, mas Victor estava lá. Nem mesmo a iminente conquista aliviou a barra de Silas. Quanto tirou o meia Douglas e colocou o volante Adilson, outra vez ele precisou ouvir o coro de "burro, burro".

O Novo Hamburgo forçou até o último apito de Carlos Simon, mas não teve forças para igualar o resultado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES