Grêmio vira, quebra tabu e vence clássico “Gre-Nal” do Centenário

Grêmio foi o grande vencedor do Gre-Nal do Centenário contra o Inter em Porto Alegre

Grêmio vira, quebra tabu | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grêmio foi o grande vencedor do Gre-Nal do Centenário contra o Inter. Não só pela virada por 2 a 1, conquistada no segundo tempo, mas também pela retomada do moral da equipe de Paulo Autuori, o domínio amplo sobre o maior rival, que caiu para a terceira posição no Campeonato Brasileiro, e a quebra de um tabu que já durava sete jogos. A última vitória gremista tinha sido em 2007, por 1 a 0, no Olímpico.

O Grêmio reage na competição depois de uma derrota para o Coritiba. Agora, a equipe tem 18 pontos, enquanto o Inter fica com 23, atrás de Palmeiras e Atlético-MG.

O técnico Paulo Autuori manteve o esquema 4-4-2 para o clássico, escalando o jovem zagueiro Mário Fernandes na lateral direita. Com um jogador defensivo por este setor, o Grêmio pendeu para o lado esquerdo, sempre chegando ao ataque por meio de Fábio Santos. Com ele surgiu a primeira boa chance do jogo, recebendo passe de Maxi López e cruzando para defesa de Lauro.

O Grêmio manteve o controle do jogo até a metade do primeiro tempo, marcando bem os atacantes rivais e pressionando em busca do gol. O Inter só teve uma chance aos 14min, com cabeçada de Sorondo para boa intervenção do goleiro Victor.

Mas em clássico, qualquer descuido pode ser fatal. Quando o Grêmio vinha melhor, uma bola perdida por Souza originou um contra-ataque perfeito do Inter. Aos 24min, Andrezinho começou a jogada e lançou Nilmar, que ainda se livrou de um desesperado Souza e tocou de pé esquerdo, no ângulo de Victor.

Para sorte de Souza, um clássico também permite reações imediatas. Aos 35min, em um momento favorável ao Inter, ele buscou o jogo, avançou pela intermediária e sofreu falta. Na cobrança o próprio Souza acertou um chute perfeito no ângulo direito de Lauro, empatando a partida e se redimindo do erro cometido anteriormente.

O segundo tempo estava desenhado para o Grêmio. Logo aos 2min, Rever cabeceou após cobrança de escanteio e a bola passou rente à trave. Até o tímido Mário Fernandes começou a aparecer no ataque e se destacou, criando situações em jogadas de velocidade.

O Inter não conseguia sair do campo de defesa, mesmo com toda a qualidade no setor de frente. A torcida gremista, percebendo o melhor momento do time da casa, empurrou ainda mais o time e inflamou os comandados de Autuori. Dessa forma, o gol da virada não demorou a sair. Aos 24min, Souza cobrou escanteio, Rever aproveitou o bate-rebate e chutou para grande defesa de Lauro. No rebote, Maxi López estava no lugar certo, na pequena área, para cabecear e marcar.

A partir daí, o técnico Tite apostou todas suas fichas em Alecsandro, que entrou no lugar do apagado Taison. O Grêmio, apenas administrando, viu um rival apático em campo e a torcida comemorando o fim do tabu e a vitória no clássico de número 377 entre as duas equipes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES