Hamilton comemora decisão da justiça do Brasil sobre condenação de Piquet

O heptacampeão da Mercedes reconheceu o trabalho do governo brasileiro em responsabilizar Nelson Piquet pelos discursos racistas e homofóbicos proferidos em 2021.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O piloto Lewis Hamilton comemorou, no GP da Austrália, a condenação do brasileiro Nelson Piquet pelas falas racistas e homofóbicas proferidas durante uma entrevista de 2021. O tricampeão da F1, em decisão da justiça na última sexta-feira (25), deve pagar R$ 5 milhões para entidades de promoção da igualdade racial e combate à LGBTQIA+fobia.

Na comemoração, o heptacampeão da Mercedes reconheceu o trabalho do governo brasileiro em responsabilizar Piquet pelo discurso racista e homofóbico. Halmilton ainda destacou que essas atitudes não devem ser toleradas e "amou" o posicionamento das autoridades sobre o caso.

Lewis Hamilton participa de entrevistas no GP da Austrália da F1 2023 (Foto: Reprodução / Martin KEEP / AFP)"Logo que isso aconteceu, eu comentei sobre isso e ainda acredito que não devemos dar atenção para essas pessoas cheias de ódio. Mas eu gostaria de reconhecer o que o governo do Brasil fez, é impressionante que tenham responsabilizado alguém e mostrado às pessoas que isso não é tolerado. Racismo e homofobia não são aceitáveis, não há lugar para isso em nossa sociedade. Por isso, amo que tenham mostrado que eles se posicionam" comentou Hamilton, em entrevista à imprensa no GP da Austrália.

Relembre o caso

Nelson Piquet, durante uma entrevista de 2021, se referiu duas vezes à Lewis Hamilton como "neguinho", ao falar sobre a colisão do heptacampeão com o bicampeão Max Verstappen, no GP da Inglaterra no mesmo ano. A entrevista somente viralizou em junho do ano passado, o que levou repercussão para a condenação de Piquet.

"O "neguinho" meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, "aqui eu arranco ele de qualquer maneira". O "neguinho" deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem", disse Piquet na entrevista.

Nelson Piquet chama Hamilton de "neguinho" durante entrevista (Foto: Divulgação)Outras partes da mesma entrevista viralizaram na internet. Dessa vez o ex-piloto proferiu pelavras homofóbicas à Hamilton onde insinua que o mesmo foi derrotado por Nico Rosberg no campeonato de 2021 por "estar dando mais c...".

Hamilton, rebatendo as ofensas do brasileiro, foi às redes sociais e publicou um tweet onde questionou quem seria Piquet e cobrou combate à comportamentos e mentalidades racistas. A F1, rivais britânicos e a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) também se posicionaram sobre o caso.

Outras entidades de promoção da diversidade racial e da comunidade LGBTQIA+ abriram processo contra Piquet, que foi acatada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MP-DTF). A sentença, dada pelo juiz Pedro Matos de Arruda, pediu condenação do ex-piloto no começo de março.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES