Holandesa desiste da Rio-2016 para preservar saúde de cavalo

Cavalo da atleta ficou picado por um insento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de Parzival ter se recuperado a tempo de competir e da liberação pelos veterinários da Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI, na sigla inglês), Adelinde Cornelissen decidiu não colocar em risco a saúde do cavalo de 19 anos.

No Facebook, Adelinde Cornelissen contou os detalhes do dia de apreensão que viveu até tomar a decisão final na última quarta-feira. Ela chegou a entrar na pista, mas apenas fez uma saudação antes de abandonar.

“A fim de protegê-lo, eu desisti... Meu amigo, meu companheiro, o cavalo que deu tudo para mim por toda a sua vida não merece isso.... Então, eu saudei e deixei a arena”, disse.

Segundo a amazona, na terça-feira, um dia antes da competição, Parzival apresentou febre acima de 40° C e dificuldades para engolir. “Após verificação dos veterinários, concluíram que ele foi mordido por um inseto, aranha ou algum tipo de animal que produz toxinas”, contou.

O tratamento aplicado, segundo ela, surtiu efeito. O cavalo teve uma melhora gradual ao longo das horas seguintes até ser liberado para competir por veterinários e pela federação. “O que fazer? Ele está apto agora, mas você sabe o que aconteceu ontem... Ninguém para me substituir caso eu desista...”, contou sobre o dilema que viveu.

Com a ausência de Adelinde Cornelissen, Holanda terminou a prova na quarta colocação. Se competisse, o país até poderia ter chegado a uma medalha, pois na prova por equipes quatro duplas se apresentam e a pior nota é descartada. Mas Adelinde Cornelissen não tem a menor dúvida que tomou a decisão correta. “Dois corações”, termina ela em seu texto.

A amazona Adelinde Cornelissen desistiu de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para poupar seu cavalo Parzival, que um dia antes de entrar na pista para a prova de adestramento por equipes ficou doente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES