Icaro Miguel assume a liderança do ranking mundial de taekwondo

Após garantir vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, lutador alcança o topo na categoria até 87kg

Avalie a matéria:
Ícaro Miguel | Washington Alves/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil é o país do taekwondo. Pelo menos na categoria até 87kg, após a World Taekwondo publicar na última quarta-feira, 1, a lista atualizada do ranking mundial da modalidade, em que o vice-campeão mundial Icaro Miguel figura em primeiro lugar, menos de um ponto a frente do russo Vladislav Larin (247,90 x 247,50). Um feito inédito para o Brasil no masculino, que emociona o lutador brasileiro:

“Almejava isso, sabia que era possível, mas se tornou bem real depois que consegui dar uma alavancada em 2018. Estou muito feliz e um pouco surpreso, pois achei que o primeiro lugar viria após o campeonato pan-americano deste ano, que acabou adiado. É uma felicidade, uma realização”, diz o atleta, que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio em uma categoria abaixo, a até 80kg.

Antes de Icaro, somente a medalhista olímpica e atual coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Natália Falavigna, havia alcançado o topo do ranking mundial: foi em 2009, na categoria acima de 73kg.

O mineiro de Betim tem uma história de superação: após sofrer acidente doméstico aos seis anos, perdeu a visão do olho direito. Dois anos depois, Icaro, que sempre gostou de filmes de artes marciais e tinha o desejo de virar ninja, pediu para aprender alguma luta, e seu pai o matriculou no taekwondo. O resto é história.

Conheça a história de Icaro Miguel, o “ninja” do taekwondo brasileiro 

Outros atletas brasileiros também estão bem posicionados entre os melhores do mundo. Edival Pontes, o Netinho, que garantiu uma vaga nos Jogos de Tóquio na categoria até 68 quilos, está na sexta colocação do ranking mundial. A dona da terceira vaga olímpica do país no taekwondo, Milena Titoneli, é a oitava entre as até 67kg. Paulo Ricardo Melo, por sua vez, ocupa a vice-liderança entre os atletas com até 54 quilos, enquanto Caroline Santos é a quarta na até 62 quilos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES