Brasil atropela a Rússia e retorna à liderança da Copa do Mundo

O quadro nacional voltará à quadra na sexta-feira, quando terá pela frente a China. Os russos, por sua vez, enfrentarão o Egito

Avalie a matéria:
Com a eficiência de seus bloqueios, Lucão foi vital para a vitória sobre os russos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma atuação de altíssimo nível, o Brasil derrotou a até então invicta Rússia por 3 a 0 (25/16, 25/19 e 25/22) na manhã desta quinta-feira, em Kumamoto, pela quarta rodada da Copa do Mundo, que está sendo disputada no Japão. Com o resultado, a seleção se recupera da derrota para a Itália e, beneficiada pela surpreendente queda da Polônia diante do Irã (3 a 2), reassume a liderança com os mesmos dez pontos dos poloneses, porém com melhor saldo de sets (ambos venceram 11, mas os rivais perderam um a mais).

O quadro nacional voltará à quadra na sexta-feira, quando terá pela frente a China. Os russos, por sua vez, enfrentarão o Egito. Ambas as partidas também serão realizadas no ginásio de Kumamoto. A Copa do Mundo classifica os três melhores para os Jogos de Londres, em 2012.

- Com esse resultado, damos um passo importante, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Há sete passos a serem dados a partir de agora. Mas o fato é que, hoje, o time esteve muito consistente e a nossa segurança é o ataque. Rodamos bem, fomos seguros em contra-ataque e tivemos rendimento espetacular dos dois ponteiros - disse Bernardinho, referindo-se a Giba e Murilo.

Mesmo contra o fortíssimo saque russo, o Brasil começou muito bem, com destaque para a defesa e os contra-ataques. A equipe comandada por Bernardinho abriu 4/1 e ficou na dianteira do placar até a igualdade em 8/8. Contando com dia inspirado de Giba, Murilo, Lucão e Sidão, a seleção mostrou estar ligada e voltou a abrir, chegando a 19/14 e fechando com muita autoridade a parcial em 25/16.

Até então invicta na competição, a Rússia errava muito, parecendo incomodada com o forte volume de jogo apresentado pelos brasileiros. Giba passou a ser melhor marcado, levando dois tocos seguidos, e o duelo se apresentou mais equilibrado no segundo set. Leandro Vissotto no ataque e Sidão no saque, porém, fizeram o Brasil voltar à frente, com 14/11 a seu favor.

Serginho, com suas costumeiras defesas impossíveis, e Murilo, mortal quando chamado (foi o melhor pontuador brasileiro, com 12 pontos), mostravam que todo o time nacional estava refeito da dramática derrota para a Itália na rodada anterior. E, com um bloqueio de Giba, o quadro brasileiro também colocou no bolso o segundo set, fazendo 25/19.

- A grande virtude do nosso time é a humildade. Poderíamos ter vencido a Itália e, depois disso, sabíamos que era preciso uma boa preparação para enfrentar a Rússia e obter um resultado como esse. O campeonato é longo, mas fizemos a nossa parte hoje e um jogo como esse nos traz mais confiança - disse o líbero Serginho.

A terceira parcial começou com dois aces seguido de Sergey Tetyukhin, que colocou a Rússia em vantagem. Com paciência e praticamente sem errar, entretanto, o Brasil correu atrás e voltou a liderar o marcador após ponto de saque obtido por Lucão.

Com a qualidade e garra costumeiras, Giba comandava em quadra o time nacional, que se agigantou novamente e abriu 15/11. E, mesmo com uma tentativa quase desesperada de reação por parte da equipe russa, o Brasil voltou a impor seu ritmo forte e selou a grande vitória, finalizando a parcial em 25/22, o jogo em um sonoro 3 a 0 e mostrando estar mais vivo do que nunca na luta pelo tricampeonato.

A equipe brasileira iniciou a partida com Sidão, Giba, Marlon, Lucão, Murilo, Leandro Vissotto e o líbero Serginho. Entraram no decorrer Bruno, Theo e Wallace.

Confira os demais duelos desta quinta

Argentina 3 x 1 Cuba (17/25/, 25/16, 25/21 e 25/17)

EUA 3 x 0 Egito (25/19, 25/20 e 25/19)

Irã 3 x 2 Polônia (23/25, 28/26, 8/25, 26/24 e 15/11)

Sérvia x Japão

Itália x China

Classificação, com pontos e jogos, com número de vitórias entre parênteses

1º Brasil 10 e 4 (3)

2º Polônia 10 e 4 (3)

3º Rússia 9 e 4 (3)

4º Argentina 8 e 4 (3)

5º Irã 7 e 4 (3)

6º Cuba 6 e 4 (2)

7º EUA 6 e 4 (2)

8º Itália 5 e 3 (2)

9º Egito 3 e 4 (1)

10º Japão 1 e 3 (0)

11º Sérvia 1 e 3 (0)

12º China 0 e 3 (0)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES