SEÇÕES

Atleta piauiense escapou de incêndio no CT do Flamengo, no Rio

Bombeiros confirmaram que 10 pessoas morreram no Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dez pessoas morreram em um incêndio no CT do Flamengo no Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no início da manhã desta sexta-feira (8). Três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, e foram levadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. 

Um piauiense identificado como Samuel Barbosa de 16 anos, estava no alojamento, mas conseguiu se salvar. O pai do piauiense relatou em entrevista que o filho ia passar o final de semana em casa. "Eu estava em casa quando me ligaram do Flamengo dizendo que ele estava bem, estou esperando ele sair. Nós somos do Piauí, estamos há quase 7 anos no Rio de Janeiro. Ele tinha folga hoje e no final de semana ficaria com a gente", disse.

Samuel Barbosa

Pai de Samuel Barbosa / Reprodução 

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, o radialista do Rio de Janeiro Renato Castro afirmou que por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade, os jovens dormiram no local e por isso o número de vítimas foi tão grande.

 Parte das instalações do CT do Flamengo devastadas pelas chamas — Foto: Arquivo pessoal  

"O Rio de Janeiro mal se recupera da tragédia das fortes chuvas que deixaram seis vítimas fatais e nessa manhã mais uma triste notícia. Pelo menos dez pessoas morreram no alojamento da categoria de base do Flamengo no ninho do urubu ,três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. O incêndio começou por volta de 05h10 e foi debelado por volta de 07h30. Não tinha água e nem luz por conta das fortes chuvas, então provavelmente o incêndio pode ter sido causado por velas", disse. 

Nas instalações devastadas pelo fogo dormiam atletas entre 14 e 17 anos do clube, mas ainda não há identificação dos mortos. No Ninho do Urubu, em Vargem Grande, treinam o time profissional do Flamengo e as equipes de jovens.

Três adolescentes ficaram feridos, um deles em estado grave, e foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra: 

  1. Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos, de Fortaleza (CE);
  2. Francisco Diogo Bento Alves, 15 anos;
  3. Jonathan Cruz Ventura, 15 anos, em estado mais grave.

 Às 8h40, Jonathan foi levado às pressas para o centro cirúrgico. 

Segundo mães de atletas, o treino desta sexta fora cancelado, o que liberou os jovens que moram no Rio para dormir em suas casas. Desta forma, só pernoitaram no alojamento adolescentes que vieram de fora, como Cauan Emanuel. 

 Incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande — Foto: Reprodução/TV Globo  

A Zona Oeste foi uma das mais afetadas com o temporal desta quarta-feira (6). Na manhã desta sexta o Ninho do Urubu continuava sem luz e sem água em decorrência da chuva.

Imagens feitas mostram uma área do CT do clube completamente destruída pelas chamas. Por volta das 7h20 as chamas já tinham sido controladas e bombeiros atuavam apenas no rescaldo.

A destruição provocada pelo fogo foi tão grande, que era difícil identificar o que funcionava no local no início desta manhã. Na área onde ocorreu o incêndio, imagens do Globocop mostravam apenas postes retorcidos e equipamentos incinerados.

O Centro de Treinamento Presidente George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, é um centro de treinamento que é utilizado pela equipe de futebol profissional do Flamengo e por suas categorias de base.

O espaço é considerado um dos mais modernos Centro de Treinamento da América Latina, e um dos maiores do mundo e conta com um módulo profissional, dois campos, campo de treinamento para goleiros, além de outras estruturas.

Em 2018, ano de inauguração do novo módulo profissional, a estrutura pré-existente foi deixada para as categorias de base e, para o futebol profissional, foi disponibilizado um novo módulo, com novos alojamentos, um parque aquático, academia, mais um campo de futebol (totalizando cinco).

 Instalações retorcidas pelo fogo no CT do Flamengo — Foto: Reprodução/TV Globo  

 Treinos cancelados

De acordo com um funcionário que trabalha no setor administrativo da base do Flamengo, os meninos seriam transferidos do local onde estavam alojados na semana que vem. Segundo ele, a base do clube migrou para onde era o profissional e já estava em processo de mudança. 

O funcionário - que preferiu não se identificar - disse  que, por causa da chuva na noite de quarta-feira, os meninos estavam de folga. Segundo mães de atletas, o treino cancelado liberou os jovens que moram no Rio para dormir em suas casas. Desta forma, só pernoitaram no alojamento adolescentes que vieram de fora, como Cauan Emanuel. 

O funcionário disse que chegava ao Centro de Treinamento no momento em que as chamas começaram. “Chegamos pra trabalhar eram umas 6h, junto com bombeiros. Eu recebi um telefonema quando eu estava chegando”, disse ele. 

O fogo pegou exatamente no local que estavam as crianças. Não espalhou porque os bombeiros chegaram rápido. Ali tinham três ou quatro quartos. O fogo pegou na porta e reteve a passagem”, completou. O funcionário não soube dizer se a sede tinha brigada de incêndio, mas afirmou que havia extintores no local e que eles chegaram a ser usados no momento do incêndio. 

Alexandre Sanz, preparador físico do Flamengo, acha que não tem clima para a realização de um Fla x Flu neste sábado (9). "Fica difícil ter o jogo porque houve uma situação emocional muito forte.

 Funcionários do Flamengo baixaram a meio mastro a bandeira na entrada do CT — Foto: Cristina Boeckel/G1  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos