Internacional vence o Botafogo por 2 a 1 e ajuda o Grêmio

Quem sorriu de verdade foi o Grêmio, que termina a rodada em quarto lugar graças ao seu maior rival.

Inter venceu o Bota | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Internacional mandou 11 reservas para enfrentar o Botafogo, que mesmo assim tropeçou, foi derrotado dentro de casa e viu se complicarem suas chances de brigar pelo G-4 do Campeonato Brasileiro. Jogando no Engenhão, neste domingo, o time de Joel Santana saiu atrás e perdeu por 2 a 1, com gols de Andrezinho e Rafael Sobis - Antônio Carlos, impedido, diminuiu.

Mas quem sorriu de verdade foi o Grêmio, que termina a rodada em quarto lugar graças ao seu maior rival. Com 56 pontos, o Botafogo está na sexta posição e possivelmente precisará bater os gremistas, na rodada final, dentro do Estádio Olímpico.

Só assim, com uma vitória em Porto Alegre, a equipe alvinegra poderá aspirar uma vaga na Libertadores de 2011. Antes, ainda joga de novo no Engenhão contra o lanterna Grêmio Prudente. Em situação confortável, o Internacional é o sétimo com 54 pontos.

Possivelmente vingando a atitude gremista de 2009, quando seu rival mandou reservas para enfrentar o Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional preservou todos seus titulares para a visita no Engenhão.

Mesmo assim, mostrou organização defensiva, vontade e eficiência nas finalizações, permitidas também a cochilos imperdoáveis da zaga botafoguense, especialmente Leandro Guerreiro. Atrás do gol defendido por Jefferson, os pouquíssimos colorados presentes ignoraram o Grêmio e comemoram.

O Botafogo perdeu dentro de casa pela primeira vez neste Brasileiro justamente em seu penúltimo compromisso como mandante. Quando precisava de uma vitória para saltar à quarta posição, teve pouca mobilidade na frente, jogou um primeiro tempo sonolento e vacilou demais. Pode ter sido o adeus ao sonho de jogar a Libertadores no ano que vem.

A tragédia botafoguense

Pressionado por conta da vitória gremista sobre o Atlético-PR, o Botafogo sabia que só mesmo três pontos lhe deixariam na rota do G-4 e uma possível vaga na Copa Libertadores de 2011. Jobson, esperado na equipe titular, ficou entre os reservas, preterido por Edno. Sem seu jogador mais hábil, a equipe de Joel Santana teve sérias dificuldades para chegar até a meta do time suplente do Internacional.

Com a retaguarda muito bem protegida, raramente o Internacional concedeu alguma chance a um pouco inspirado Botafogo. Fahel, chutando de fora, e Marcelo Cordeiro, cobrando falta, criaram as únicas circunstâncias de algum perigo em meia hora de partida. Loco Abreu também teve chance após bola escorada na área, mas a arbitragem assinalou impedimento.

Na trincheira, o Inter acertaria o travessão de Jefferson aos 17min: Glaydson avançou desde a defesa, fez toda a transição ao ataque sem ser cercado e, na entrada da área, levou um marcador e bateu assustando o Engenhão.

Aos 41min, a torcida botafoguense já se cansava da inércia de sua equipe e clamava por Jobson, esperança de jogadas mais criativas na frente. Fahel recebeu lançamento e, com a bola pingando, conseguiu tirar de Muriel e acertou o travessão. Foi a única oportunidade realmente perigosa e a equipe da casa partiria para os vestiários sob vaias da torcida.

Os apelos foram ouvidos e Joel Santana abriu mão de Túlio Souza para tentar abrir a defesa do Inter com Jobson, que entrou festejado pela torcida. A equipe botafoguense se tornou mais insinuante, veloz e perigosa. Jogando na frente, se aproximava da meta de Muriel embora não tenha criado uma chance exatamente clara.

Em uma rara estocada, o Inter se mandou com Rafael Sobis, que bateu da entrada da área. A zaga botafoguense errou ao tentar afastar e Andrezinho, rápido e mortal, bateu por baixo de Jefferson calando o Engenhão. A torcida do Botafogo vaiou dois ídolos, Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro, ambos substituídos.

O pior viria logo depois, aos 29min. Massari desceu pela esquerda e tocou para Rafael Sobis se aproveitar de nova hesitação na zaga botafoguense para aumentar a vantagem. Nas cordas, o Botafogo conseguiu responder de imediato e incendiar sua torcida que já estava cabisbaixa. Pelo alto, Fahel ajeitou e Antônio Carlos marcou pela sexta vez no Campeonato Brasileiro. O zagueiro estava impedido, mas a arbitragem validou o lance.

O Botafogo se mandou à frente e até chegou a dar a sensação de que poderia conseguir um empate milagroso. Seguro, o quarto goleiro Muriel mostrou potencial e personalidade, tirando de Edno, em defesa à queima-roupa, a possibilidade do gol. Assim, quietos, os pouco mais de 20 mil presentes ao Engenhão foram para casa com o gosto da frustração.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 2 Internacional

Gols:

Botafogo: Antônio Carlos, aos

Internacional: Andrezinho, aos 20min, Rafael Sobis, aos 29min do segundo tempo

Ponto Forte do Botafogo

Personalidade depois de sofrer dois gols jogando mal

Ponto Forte do Internacional

Proteção da defesa e eficiência nas finalizações

Ponto Fraco do Botafogo

Jogo amarrado demais no primeiro tempo

Ponto Fraco do Internacional

A natural falta de entrosamento

Personagem do jogo

Leandro Guerreiro, que falhou e deixou o campo vaiado

Esquema Tático do Botafogo

3-4-1-2

Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro (Renato Cajá) e Márcio Rosário; Alessandro, Túlio Souza (Jobson), Fahel e Marcelo Cordeiro; Lúcio Flávio (Caio), Loco Abreu e Edno

Treinador: Joel Santana

Esquema Tático do Internacional

4-2-2-2

Muriel; Daniel, Ronaldo Conceição, Juan e Massari; Glaydson e Derley (Eduardo Sasha); Andrezinho e Oscar (Tinga); Rafael Sobis e Leandro Damião (Edu)

Treinador: Celso Roth

Cartão Amarelo:

Internacional: Massari

Árbitro:

Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Local:

Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES