Inter vence Grêmio cresce na luta pelo título do Brasileirão

Vitória por 1 a 0, com gol de D’Alessandro, deixa Colorado dois pontos atrás do líder.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gre-Nal bom é aquele em que vencer o rival também significa complicar a vida dele na tabela. Os colorados têm muito a comemorar: venceram por 1 a 0, com gol de D’Alessandro (adora clássicos!), colaram de vez no líder Palmeiras e ainda viram o Tricolor assumir um papel de mero coadjuvante para o restante do Brasileirão. Foi o quinto Gre-Nal do ano. E a quarta vitória do Inter.

O Grêmio caminha mal para o fechamento da temporada - sem título de Gauchão e/ou Libertadores, com quase nada a fazer no Brasileirão e tendo vencido apenas um Gre-Nal. O Colorado mantém a supremacia sobre o rival e tem chances vivas de voltar a ser campeão brasileiro 30 anos depois, em plena temporada de centenário. Não foi um bom clássico tecnicamente.

As chances de gol foram raras, especialmente no primeiro tempo. O Gre-Nal valeu mais por sua importância do que pela qualidade da partida. O Inter, com o resultado, manteve a terceira colocação, agora com 52 pontos, dois atrás do líder Palmeiras e com apenas um de desvantagem para o vice, o Atlético-MG. O Grêmio é o oitavo, ainda com 44, oito pontos atrás de uma quase inalcançável zona de classificação para a Libertadores da América. Os dois rivais voltam a campo na quarta-feira. O Inter faz jogão contra o São Paulo, quarto colocado, no Morumbi.

O Grêmio recebe o Avaí. Ainda no túnel de acesso ao gramado, perguntado por um repórter sobre o costumeiro bom futebol em Gre-Nais, D’Alessandro disse que ainda não tinha feito nada. Modéstia dele. Ele fez, sim. Fez dois gols no passado, desequilibrou clássicos, deu vitórias ao Inter.

E continuou assim neste domingo. Não que tenha jogado muito. Longe disso. Mas fez o gol. Como sempre, teve estrela para dar, vender e emprestar em um Gre-Nal. Foi cedinho, pouco antes dos três minutos. A bola partiu de Kleber. Quando chegou em Alecsandro, ele recuou de peito para o argentino. D’Ale dominou, mirou o gol adversário e mandou o chute. A bola viajou, bateu em cima da linha da pequena área, ganhou altura e passou por cima de Victor. Rotina: gol de D’Alessandro em Gre-Nal.

Inédito: falha de Victor, o goleiro que sempre pareceu imune a erros. O Gre-Nal começou fervendo e foi esfriando com o passar do tempo. Depois do gol do Inter, pouco aconteceu. O Grêmio não se abalou, manteve o padrão de jogo, firmado em três volantes, dois meias e apenas um atacante. O time de Paulo Autuori controlou a bola, passeou pelo campo de ataque, mas esteve excessivamente defensivo para poder ameaçar o adversário com vigor.

Chutes de Adílson e Rochemback, de longe, foram o resumo das oportunidades tricolores na etapa inicial. E o Inter fez ainda menos. Mordeu, correu, mostrou disposição de sobra, mas criou pouco: alguns lances de Giuliano, uma ou outra tentativa de D’Alessandro, mas nada que tenha recebido continuidade no ataque. O melhor que a equipe de Mário Sérgio fez nos 45 minutos iniciais, fora o gol de D’Ale, foi a capacidade de controlar o adversário.

Daniel anulou o lado esquerdo do Grêmio, fortalecido com as presenças de Lúcio e Douglas Costa. Índio e Bolívar cortaram tudo pelo meio. Sandro esteve firme como volante. Guiñazu foi Guiñazu. E ser Guiñazu basta para jogar bem. No ataque, a equipe vermelha foi improdutiva. Alecsandro apareceu bem de pivô, buscou o jogo, tentou auxiliar das formas possíveis. Já Taison perdeu todas para o gremista Mário Fernandes. Teve rendimento quase nulo.

Assim, o Inter não fez nada além de duas tentativas fracas, uma com Giuliano, outra com Kleber. Foi um primeiro tempo ruim. Inter mantém a vitória O Grêmio voltou diferente no segundo tempo. Autuori manteve a estrutura de três volantes, mas tirou Douglas Costa, um meia, para colocar Herrera, um atacante. Talvez não tenha sido culpa da substituição, mas o fato é que o time conseguiu ameaçar mais. Com um minuto, Lúcio cruzou, Guiñazu cortou e Souza chutou mal, por cima. Com 11, o mesmo Souza, de cabeça, quase empatou o jogo.

A bola saiu por pouco. Aí o Inter também mudou. Mário Sérgio sacou Taison e D’Alessandro para apostar em Marquinhos e Andrezinho. Mas foi o Grêmio quem seguiu criando. Souza, pela direita, mandou na área. Herrera tinha tudo para fazer o gol. Mas o chute foi daqueles que constrangem até alunos de escolinha: fraco, espremido contra o chão, insuficiente até para chegar na linha do gol.

Com o passar do tempo, o Inter conseguiu controlar melhor o adversário e passou a atacar um pouco mais. Quase ampliou com Alecsandro, que recebeu de Marquinhos na área, mas se enrolou ao tentar driblar Victor. Era uma chance clara. O Grêmio ainda tentou a igualdade com Renato. Incrível: Paulo Autuori só desfez o esquema de três volantes aos 33 minutos do segundo tempo.

A entrada do meia não fez grande diferença. O Tricolor teve que suportar a derrota, teve que ver as esperanças minguarem, teve que aceitar o papel de coadjuvante e ainda teve o zagueiro Rafael Marques expulso no fim de jogo. E talvez ainda veja o Inter ser campeão brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES