Invictos, Corinthians e Santos testam força de ataque e defesa no clássico

Com apenas quatro gols sofridos em oito jogos, Corinthians mede potência defensiva contra o Santos

Avalie a matéria:
Liedson e Neymar são as estrelas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os únicos invictos do Campeonato Paulista se encontram no clássico deste domingo, às 16h, no Pacaembu. Com focos diferentes na temporada, Corinthians e Santos duelam de olho na liderança. Amparado no ótimo início de Liedson, o Timão tenta salvar o semestre depois da trágica eliminação na Libertadores. Já o Peixe, com o retorno da estrela Neymar, quer se manter concentrado no estadual em meio ao sonho de conquistar o tricampeonato sul-americano.

O clássico marca também o confronto entre o melhor ataque e a segunda defesa menos vazada da competição. O Corinthians sofreu apenas quatro gols, um a mais que o Palmeiras, rendimento que colaborou para a equipe subir na classificação. O clube do Parque São Jorge aparece na sexta colocação, com 16 pontos, depois de derrotar o Mogi Mirim por 2 a 0, na última quinta-feira. Entretanto, perdeu o ponto forte da zaga, o capitão Chicão, machucado.

O Santos segue avassalador quando o assunto são os gols. Foram 21 em oito rodadas, cinco acima do São Paulo, segundo neste quesito. O desempenho, aliás, faz a equipe de Adilson Batista se posicionar sempre entre os primeiros desde o início do torneio. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Noroeste, na semana passada, o time avançou para os 18 pontos, em terceiro. O Verdão lidera com 19.

Raphael Claus será o árbitro do clássico. Ele será auxiliado por Luis Alexandre Nilsen e Marcio Jacob. A Rede Globo transmite a partida somente para a região de Campinas-SP.

Corinthians: é a chance do Timão se firmar entre os quatro primeiros colocados e passar a mirar a liderança do estadual. A vitória na rodada passada deixou a equipe dirigida por Tite apenas três pontos atrás do Palmeiras. Com a queda precoce na Libertadores, restou o Paulistão para amenizar o clima ruim com a torcida.

Santos: depois do empate com o Deportivo Táchira-VEN, pela Libertadores, o Peixe volta a se concentrar no Campeonato Paulista. Uma vitória, aliada a um tropeço do líder Verdão, recolocará o clube da Baixada na primeira colocação.

Corinthians: Tite tem problemas para montar a equipe. O zagueiro Chicão, com uma contratura na coxa direita, está vetado e dá lugar a Wallace. No meio, Jucilei foi barrado pela diretoria por estar sendo vendido para o Anzhi-RUS. A vaga dele será ocupada por Paulinho. O treinador cogita mais alterações, principalmente no setor de criação. Ramírez e Danilo foram criticados e podem ser substituídos por Morais e Dentinho. A provável escalação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Wallace, Leandro Castán e Marcelo Oliveira; Ralf, Paulinho, Danilo (Morais) e Ramírez (Dentinho); Jorge Henrique e Liedson.

Santos: como de hábito, o técnico Adilson Batista não dá muitas pistas sobre a escalação da equipe. Confirma apenas que o atacante Neymar está garantido. O treinador admite que o time está num ritmo forte: entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, foram nove jogos, mas não deverá poupar muitos jogadores. O lateral-direito Jonathan, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, está à disposição, assim como os garotos que participaram do Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira sub-20: além de Neymar, Danilo, Alex Sandro e Alan Patrick. Provável escalação: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca, Possebon, Elano e Diogo (Róbson); Neymar e Zé Eduardo.

Corinthians: Liedson conseguiu encantar a Fiel com apenas três jogos. Substituto de Ronaldo, o atacante vem mostrando que a o torcida não tem motivos para sentir saudade do Fenômeno. Foram quatro gols marcados até agora, todos no Pacaembu, palco do clássico deste domingo. Em ótima fase, ele é a maior arma do Timão para superar o badalado adversário.

Santos: Após uma estreia nada empolgante na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, Neymar teve dois dias para descansar da maratona entre Pré-Olímpico, no Peru, o primeiro jogo do time na competição continental, na Venezuela. Ele conversou com o técnico Adilson Batista e se colocou à disposição para o clássico. Está com apetite para enfrentar o Corinthians. Depois, irá ganhar alguns dias de descanso. O treinador ainda vai decidir o melhor período.

Tite, técnico do Corinthians: "Nosso momento é de ajuste por causa das modificações. Já o Santos tem uma equipe que vem se repetindo desde o ano passado, está mais definida. Nós estamos em processo. Mas isso não dá favoritismo".

Neymar, atacante do Santos: "Antes do Pré-Olímpico, tive uns dias de folga (13 dias) e deu para descansar. Estou me sentindo bem e motivado para jogar".

* O Santos leva vantagem em seus confrontos recentes diante do Corínthians. De 2000 para cá, as duas equipes se enfrentaram 33 vezes, com 16 vitórias do Santos, cinco empates e 12 vitórias corintianas. Foram 56 gols santistas e 56 do Corinthians.

* Computando todas as competições e amistosos, faz 15 anos (ou 44 jogos) que Corinthians e Santos não empatam uma partida por 0 a 0 . O último empate sem gols aconteceu pelo Brasileiro 96 (dia 27 de outubro), no Morumbi.

* No Pacaembu, o Santos derrotou o Corinthians pela última vez no segundo turno do Brasileiro 2006, quando venceu por 3 a 0, gols de Kleber, Leandro e Zé Roberto. Depois, as duas equipes se enfrentaram mais cinco vezes no Pacaembu, com quatro vitórias do Corinthians e um empate.

* O Pacaembu já foi palco 89 vezes do clássico entre Santos e Corinthians. No estádio preferido dos corintianos, o Timão leva vantagem com 34 vitórias e 28 empates, contra 27 vitórias santistas (140 gols do Corinthians e 126 do Peixe). A última partida foi realizada dia 30 de maio do ano passado, pelo Brasileiro, com vitória do Timão por 4 a 2.

* Clássico mais antigo do futebol paulista, Santos e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez no dia 22 de junho de 1913 no Palestra Itália. Em partida válida pelo Campeonato Paulista, o Santos venceu por 6 a 3, gols de Milton (dois), Arnaldo (dois), Ambrósio e Ricardo para o Peixe, César Nunes, Luis Fabi e Peres para o Timão.

* Computando todos os jogos da história entre Corínthians e Santos, as duas equipes já se enfrentaram 295 vezes. A vantagem é do Corínthians, que venceu 121 vezes, contra 93 vitórias do Santos e 81 empates. O Timão marcou 550 gols, contra 464 do Peixe.

Corinthians e Santos duelaram pela última vez no dia 22 de setembro do ano passado, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Durval abriu o placar, mas o Timão virou para 3 a 2, com gols de Iarley, Elias e Paulo André. Neymar ainda anotou outro para o Peixe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES