Isaquias vence série e vai para a final na canoagem na Rio 2016

Isaquias vence bateria e avança direto para a final de 1ª prova

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das esperanças de medalha do Brasil, o canoísta Isaquias Queiroz estreou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vencendo sua bateria e avançando direto para a final da categoria C1 1000m da canoagem, que está sendo disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com o tempo de 3min59s615, o brasileiro controlou a segunda série eliminatória desde o início e ainda diminuiu o ritmo nos metros finais ao certificar que não seria mais alcançado.

Seu principal rival, o alemão Sebastian Brendel, também garantiu vaga na final ao completar a primeira bateria do dia com um tempo melhor do que o brasileiro: 3min58s044. Pelos resultados desta segunda-feira, os dois devem protagonizar a disputa pelo ouro na decisão, já que o vencedor da terceira bateria, Serghei Tarnovschi, marcou 4min05s193.

Nesta primeira fase, nenhum competidor é eliminado. O vencedor de cada uma das três baterias avança direto para a decisão e os demais canoístas disputam a semifinal ainda nesta segunda-feira para definir os cinco atletas restantes. A final da categoria C1 1000m está marcada para as 9h08 de terça-feira.

"Foi muito boa a prova, mas tem como realizar uma prova muito melhor na final", afirmou Isaquias. "Foram 4 anos de preparação. Faltam cinco ou seis para terminar esse aao, já estava com muita sede de competir e chegou o momento de competir", completou.

Graças a um calendário diferente em relação a Pequim-2008 e Londres-2012, Isaquias Queiroz tentará entrar para a história como o primeiro brasileiro com três medalhas em uma mesma edição de Olimpíada. César Cielo (Pequim-2008), Gustavo Borges (Atlanta-1996), Afrânio da Costa e Guilherme Paraense (Antuérpia-1920) conquistaram duas.

A princípio, o brasileiro disputaria as provas de C1 200m e C2 1000m. Porém, com a C1 1000m marcada para os dois primeiros dias, ele conseguiu encaixá-la em sua agenda nos Jogos do Rio de Janeiro. Geralmente, em Mundiais, há um menor espaço entre as provas de canoa, forçando os atletas a competirem em menos categorias.    

Na categoria C1 1000m, Isaquias tem como melhores resultados na carreira o bronze no Mundial de 2013 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto. Na C1 200m, Isaquias tem o bronze do último Mundial, em 2015, e garantiu o ouro do Pan de Toronto. A prova será disputada na quarta (eliminatórias) e quinta-feira (final).  

Isaquias fecha sua participação na Lagoa Rodrigo de Freitas na sexta-feira e sábado, quando serão disputadas as eliminatórias e final da C2 1000m. Ele é o atual campeão mundial da prova em parceria Erlon de Souza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES