Isinbayeva volta a criticar os gays em Sochi-2014: “Não gostamos disso”;veja

A recordista mundial do salto com vara se posicionou a favor do governo russo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Medalha de ouro no Mundial de Atletismo de Moscou, a saltadora Yelena Isinbayeva defendeu que atletas gays participem dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem em Sochi, na Rússia, em fevereiro de 2014. Mas com discrição em relação à preferência sexual. A recordista mundial do salto com vara se posicionou a favor do governo russo, que não pretende suspender, durante o evento, a legislação do país que prevê prisão para quem pratica ou promove a homossexualidade em seu território.

- Eu dou apoio ao nosso governo e ao ministro do esporte. Os atletas não estão proibidos de disputar os Jogos de Sochi. Não importa o sexo, a cor, a nação. Somos atletas, uma grande família. Claro que se promoverem o relacionamento nas ruas, eu sou contra. Somos russos e totalmente diferentes dos europeus e outros povos. Não gostamos mesmo disso, realmente. Mas ninguém precisa boicotar - disse a musa russa em entrevista exclusiva em Moscou ao SporTV, que será exibida na edição do SporTV News na noite desta quinta-feira, a partir das 23h (de Brasília).

Revoltados com as leis russas, atletas americanos fizeram pressão junto ao governo dos Estados Unidos para que a Casa Branca se posicionasse a favor dos homossexuais. Os descontentes cogitam boicotar os Jogos de Inverno de 2014 caso não se sintam seguros em viajar à Rússia.

Isinbayeva argumentou que é preciso entender as diferenças entre os países e deixou claro que a mentalidade dos russos é bastante diferente de habitantes de outros países da Europa.

A saltadora disse acreditar que atletas não levarão à frente o plano de boicotar o evento por causa da lei . A musa alertou, porém, que a cultura local condena a relação entre pessoas do mesmo sexo e que os atletas estrangeiros devem respeitar as regras russas e não se comportarem como homossexuais.

- Acho que ninguém vai boicotar os Jogos e a pessoa que é gay pode participar, mas sem promover este problema aqui. Sentiria-me mal pelo boicote, porque todos se prepararam muito, com um único objetivo de entrar nos Jogos - afirmou.

Após a entrevista ao SporTV e receber a medalha de ouro em Moscou nesta quinta-feira, Isinbayeva também foi questionada por jornalistas sobre o tema e reforçou a posição polêmica.

- Se nos permitirmos promover e fazer esse tipo de coisas, tememos muito por nossa nação porque nos consideramos normais, com um padrão. Nós apenas vivemos com homens ao lado de mulheres, e mulheres ao lado de homens. Tudo deve estar bem. Isso vem da história. Nós nunca tivemos problemas assim na Rússia. E não queremos ter problemas assim no futuro ? afirmou em coletiva.

O SporTV News edição noite desta quinta-feira exibe entrevista exclusiva com Isinbayeva, realizada pelo repórter Bruno Cortez. O programa vai ar às 23h (de Brasília).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES