Jayme sofre questionamentos e encara sua primeira crise no Fla

Técnico tem o respaldo de Bandeira de Mello e Wallim Vasconcellos, mas é criticado nos bastidores. Final do carioca pode interferir na permanência

Jayme de Almeida convive com questionamentos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Respaldado, mas ao mesmo tempo contestado e sem a mesma sintonia de um passado recente. Efetivado como técnico do Flamengo em setembro, Jayme de Almeida deixou o rótulo de tampão para trás, conquistou a Copa do Brasil e assinou contrato até dezembro de 2015. Mas, passados quatro meses do ano, ele enfrenta a primeira turbulência à frente do time e vê a cobrança crescer na mesma proporção do sucesso da temporada passada.

Publicamente, o vice de futebol Wallim Vasconcellos e o presidente Eduardo Bandeira de Mello defendem e isentam o treinador pelo fracasso na Libertadores da América, mas nos bastidores o trabalho tem sido questionado. A falta de critérios em opções, escalações e substituições é alvo de críticas. Na diretoria, há quem diga que em caso de perda do título carioca para o Vasco, neste domingo, a permanência no cargo será avaliada.

Jayme se mantém tranquilo e diz que sabe lidar com a pressão. O passado como jogador do clube e a ótima relação com a geração de 81, a mais vitoriosa do Flamengo, servem de escudo e dão ao treinador um pingo a mais de respaldo, mas o clima não é mais tão ameno quanto aquele de 2013.

- No Flamengo, tudo é igual. Se for disputar porrinha, vai ter pressão. Tem que jogar para ganhar o tempo inteiro. Qualquer coisa que for jogar entra a cobrança em cima do resultado. Isso obriga a ser forte o tempo inteiro ? disse Jayme, nesta sexta-feira.

Andrade viveu situação parecida. De interino a técnico efetivado, conquistou o Brasileiro de 2009, foi eleito o melhor técnico da competição, mas cinco meses depois estava demitido, o que gerou reação de parte da torcida e de ex-companheiros de renome.

Pesa a favor da manutenção do técnico o fato de o Rubro-Negro não ter condições de fazer alto investimento no cargo. Sem dinheiro em caixa, gastar com salários milionários está fora de questão.

Internamente, é consenso que o treinador ajeitou o time de forma simples na temporada passada, mas que agora, com dificuldades, parece de mãos atadas. Existe o entendimento de que é preciso ter um choque enérgico no elenco, tecla que tem sido batida com força por membros da direção.

Jayme já teria começado a perder alguns jogadores. Continua querido por parte do grupo, mas a diminuição do diálogo, uma maior centralização de decisões e menor paciência foram logo notadas no Ninho do Urubu. A sintonia entre Jayme e jogadores já não é a mesma do ano passado. O auxiliar Cantarelle é o principal confidente do comandante.

Recentemente, a insistência na escalação do volante Muralha gerou questionamentos, assim como treinar pouco a parte tática do time. A ausência de Lucas Mugni até do banco de reservas na derrota por 3 a 2 para o León, quarta-feira, pela Libertadores, causou surpresa e contestações. Na partida decisiva e que encerrou a participação do clube na edição, só havia um meia entre os suplentes: Gabriel. O jogador, no entanto, entrou no lugar de Elano, que saiu machucado logo no primeiro tempo. Dessa forma, as opções de linha se resumiram a dois zagueiros (Chicão e Welinton), um volante (Feijão) e dois atacantes (Negueba e Nixon). Enquanto isso, Mugni assistia ao jogo ao lado do diretor de futebol Paulo Pelaipe no estádio.

A decisão de Jayme de deixar o argentino fora do jogo não caiu bem internamente. O camisa 10 havia marcado dois gols contra a Cabofriense, na semifinal do Carioca, ficado no banco no jogo contra o Emelec, no Equador, e sido titular na primeira partida da decisão do estadual, contra o Vasco (saiu no intervalo). Outras decisões e opções do treinador também são alvo de críticas.

- Mugni vivia um bom momento, tinha marcado gols, mas o treinador não soube aproveitar a confiança do jogador ? disse um dirigente do clube.

O caso de Mugni não foi o único a causar estranheza. Na Libertadores, uma hora relacionou o jovem volante Recife. Depois, optou por Feijão. Em outro momento, o meia Carlos Eduardo foi titular na altitude de La Paz, contra o Bolívar, mas nem no banco ficou contra o León.

Jayme também foi criticado nos bastidores por ter apostado em três jogadores que voltavam de lesão na partida contra os mexicanos: Elano, que se machucou aos 12 minutos do primeiro tempo, Léo Moura, que teve atuação discreta, e André Santos, autor de um dos gols rubro-negros.

- Jayme aprovou os reforços, mas muitas vezes não soube utilizá-los. É normal que um técnico, ainda mais no Flamengo, esteja sempre sob análise ? disse um outro dirigente ligado ao conselho diretor.

Logo depois da traumática eliminação na Libertadores, Wallim Vasconcellos garantiu a permanência de Jayme de Almeida no comando do Flamengo. Ainda no Maracanã na noite de quarta-feira, o dirigente disse que não vê motivos para mudanças drásticas. O técnico rubro-negro, porém, já não é unanimidade no clube. As críticas dos torcedores também começam a ficar mais duras e intensas. O muro da sede da Gávea foi pichado na madrugada de sexta-feira. As palavras escritas por vândalos focaram em Jayme, pedindo a saída do treinador ("Fora Jayme"). O técnico tem o voto de confiança de Bandeira e Wallim, mas o prazo de validade está em branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES