Jogador Benzema é condenado por chantagear Valbuena com vídeo íntimo

Atleta do Real Madrid foi sentenciado por cumplicidade e tentativa de chantagem a Mathieu Valbuena

Benzema é condenado por chantagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça da França condenou nesta quarta-feira (24) o jogador de futebol Karim Benzema a um ano de prisão, mas com suspensão condicional da pena, por cumplicidade na chantagem ao também jogador Mathieu Valbuena com um vídeo íntimo.

Jogador Benzema é condenado a 1 ano de prisão por chantagem (Foto: Divulgação)A sentença do tribunal correcional de Versalhes diz que "Benzema se envolveu pessoalmente [...] para convencer o companheiro de equipe a aceitar a chantagem" e que o atacante do Real Madrid mostrou "certo júbilo" e "nenhuma benevolência" com seu ex-colega de seleção francesa.

Benzema também foi condenado a pagar 75 mil euros de multa (cerca de R$ 470 mil), mas seus advogados já anunciaram que vão recorrer da decisão. A pena imposta foi superior à pedida pela Procuradoria francesa (dez meses).

Os outros quatro acusados foram condenados a penas que vão de 18 meses de prisão, também com suspensão condicional (quando a pena é substituída por outras medidas determinadas pela Justiça), a até dois anos e meio de prisão com cumprimento obrigatório.

Entenda o caso

Em 6 de outubro de 2015, Benzema foi ao quarto de Valbuena, na concentração da seleção francesa, e disse ao colega que poderia apresentar "alguém de confiança para ajudar a administrar" a possível divulgação de um vídeo comprometedor.

Valbuena diz que teve a sensação de ser chantageado. Benzema não falou em nenhum momento sobre dinheiro, mas a pessoa que recomendou ao colega de seleção foi seu amigo de infância, Karim Zenati, com o qual chantagistas haviam entrado em contato para pressionar Valbuena.

Eles tinham procurado primeiro o então jogador Djibril Cissé, que se recusou a colocá-los em contato com Valbuena e ainda alertou o colega sobre a existência do vídeo. Depois, fizeram a nova tentativa por Benzema.

Presidente da Seleção Francesa disse que o atacante continuaria sendo convocado para seleção (Foto: Divulgação)Seleção francesa

As consequências do escândalo foram além da Justiça. Tanto Benzema quanto Valbuena deixaram de ser convocados para a seleção francesa em 2015 — até o inesperado retorno de Benzema neste ano, na Eurocopa.

No dia 10, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Noël Le Graët, afirmou que Benzema continuaria a ser convocado para a seleção mesmo se fosse condenado.

"O treinador será sempre responsável pela sua seleção, e Benzema não será excluído devido a uma possível sanção judicial. Jamais vou intervir para que ele não seja convocado", disse Graët em entrevista ao jornal "Le Parisien".

Benzema tem 33 anos, é atacante e joga atualmente no Real Madrid. Valbuena tem 33 anos, é meio-campista e atua no Olympiakos, da Grécia. Ao contrário de Benzema, Valbuena nunca mais foi convocado para a seleção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES