Jogador é banido da seleção após suposto gesto nazista em campo

Instituição lembra que Fifa prevê pena máxima de expulsão do esporte

Giorgos Katidis faz a saudação nazista na comemoração do gol do AEK | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma polêmica envolveu a vitória do AEK Atenas sobre o Veria, por 2 a 1, pela 26ª rodada do Campeonato Grego. Após fazer o segundo gol do seu time, o meia Giorgos Katidis comemorou com um gesto aparentemente de saudação nazista, o que revoltou parte da própria torcida, fez seu clube pedir desculpa e levou a federação de futebol do país a bani-lo para sempre da seleção nacional.

Após a repercussão imediata do caso, o jogador de 20 anos publicou em sua conta no Twitter que não sabia o significado do que estava fazendo: "Não sou racista de jeito algum. Abomino o fascismo. Não faria o gesto se soubesse que significa alguma coisa. Eu sei das consequências e não farei mais isso". Katidis disse que sua intenção era homenagear o colega de equipe Michalis Pavlis, que está lesionado e, segundo ele, assistia à partida no estádio.

A Federação Grega de Futebol (HFF, na sigla da língua local) emitiu nota oficial em que ?condena inequívoca e categoricamente? os gestos de Katidis, e cede o seu apoio para que os órgãos que julgam este tipo de caso também apliquem punição com o máximo rigor. O comunicado ainda lembra que, segundo instruções da Fifa, o jogador pode até ser banido do esporte.

Apesar de lamentar o episódio, a HFF lembra que a atitude não foi totalmente inesperada, uma vez que existem manifestações nazistas na Grécia fora do futebol, e se disse atenta para coibir esse tipo de prática em campos e arquibancadas. No entanto, lembrou que o caso pode e deve ser tratado como crime e investigado pela polícia local.

Katidis já defendeu a seleção grega nas categorias sub-17, sub-19 e sub21, mas nunca tinha sido chamado para a principal.

O AEK está no meio da classificação do Campeonato Grego, em décimo lugar, com 29 pontos.

Confira a nota da Federação Grega na íntegra:

Em reunião extraordinária neste domingo, 17 de março, 2013, a Secretaria Executiva da Federação Grega de Futebol decidiu, em resposta à saudação nazista George Katidis no jogo AEK x Veria e após análise de todos os dados, por unanimidade, o seguinte:

A energia do jogador para saudar os espectadores como nazista é brutal e afeta profundamente todas as vítimas das atrocidades nazistas, ferindo o caráter pacífico e profundamente humano do futebol. A Federação condena de forma inequívoca e categoricamente a atitude.

No âmbito dos seus poderes, decidiu pela exclusão de George Katidis da seleção. A Federação Grega de Futebol previu fenômenos análogos e já incluem a proibição desse tipo de ação nos contratos que os jogadores assinam com as equipes.

A HFF está certa também que os órgãos disciplinares competentes devem intervir de forma decisiva e impor as sanções previstas no Código Disciplinar para o crime. Entre as penas mais pesadas ​​no futebol, a Fifa instituiu para tal casos o banimento total do atleta.

Finalmente, a Federação Grega de Futebol tomará todas as medidas necessárias para preservar a natureza pacífica do futebol, e para promover os valores da solidariedade, da cooperação e do respeito que professa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES