Jogos Pan-Americanos: César Cielo se poupa e vai à final dos 100 m livre em primeiro

Cielo abriu larga vantagem na primeira metade da prova e, após a virada, passou a administrar.

Avalie a matéria:
Cesar Cielo | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Principal nome da natação brasileira, César Cielo se classificou neste domingo para a final dos 100 m livre dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, prova na qual é recordista mundial e medalhista de bronze na Olimpíada de 2008. Com desempenho comedido, o brasileiro cravou o tempo de 48s89, suficiente para avançar para a disputa com o melhor tempo entre todos. Bruno Fratus, no entanto, decepcionou e foi eliminado.

Cielo abriu larga vantagem na primeira metade da prova e, após a virada, passou a administrar. Permitiu que Shaune Fraser se aproximasse, assim como o cubano Garcia Hanser. Os três terminaram a prova praticamente juntos, mas apesar disso o brasileiro confirmou o melhor desempenho e segue como favorito à conquista da medalha de ouro em Guadalajara.

Na sexta, Cielo sofreu um mal-estar e chegou a ser encaminhado a um hospital para exames. O médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Marcus Bernhoeft, minimizou o episódio e culpou uma "angústia" do atleta. Em Guadalajara, o nadador tem a responsabilidade de defender o posto de mais importante representantes brasileiro, um dos mais destacados do mundo.

Cielo tem quatro medalhas pan-americanas (três de ouro e uma de prata), conquistadas no Rio de Janeiro, em 2007. Além disso, é recordista mundial dos 100 m, além de campeão olímpico e recordista mundial dos 50 m livre. Em Guadalajara, ainda competirá nos 50 m e nos revezamentos 4x100 m livre e 4x100 medley.

Bruno Fratus entrou na água na segunda bateria e ficou abaixo do esperado. Virou em quarto e, na reta final, conseguiu alcançar a terceira colocação. Terminou com tempo de 50s51, atrás do americano Douglas Robison, com 49s09, e do paraguaio Benjamin Hockin, com 49s91. Acabou apenas na 11ª colocação fora da final.

O grande feito do fluminense Bruno Fratus, até o momento, foi bater Cielo em sua melhor prova, os 50m livre, no Troféu Maria Lenk, em maio. No entanto, provou que segue em evolução ao repetir o feito na semifinal do Mundial de Xangai - terminou com a quinta colocação na final. Em Guadalajara, encara novamente o mais destacado nadador brasileiro em busca de mais resultados positivos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES