Josep Maria Bartomeu renuncia ao cargo de presidente do Barcelona

Com a saida da diretoria, o Barcelona será comandado por uma junta administrativa liderada por Carles Tusquets, presidente da Comissão Econômica do clube. Ele terá de 40 a 90 dias para convocar novas eleições.

Futebol | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Josep Maria Bartomeu não é mais presidente do Barcelona. Após reunião de emergência com o Conselho Administrativo do clube, realizada na tarde desta terça-feira, ele decidiu deixar o cargo junto com os outros membros da diretoria.

A decisão foi tomada após a diretoria entrar em um consenso de que não seria possivel realizar a votação sobre o futuro de Bartomeu no cargo em segurança em meio à pandemia. A moção de censura contra ele estava marcada para o próximo final de semana, mas o clube alegou que não seria viável, diante dos riscos ao sócios. A média do eleitorado é de 58 anos e a Europa enfrenta uma segunda onda de contágios de Covid-19.

Josep Maria Bartomeu (Foto: Extra)

O presidente teria insistido com o governo da Catalunha pelo adiamento da votação, mas não obteve sucesso. Com isso, se viu sem saída e propôs aos diretores sua demissão. A proposta foi aprovada sem discussão.

"É uma decisão considerada por todos. Esta manhã recebi a resposta da Generalitat, e ela é clara: O Governo da Generalitat reitera que não existem impedimentos jurídicos à realização do voto de censura. Isso significa que eles exigem que a votação seja descentralizada. Não mencionam nossa proposta de ter 15 dias de margem para podermos garantir as medidas de segurança necessárias", explicou Bartomeu em pronunciamento no qual confirmou o desligamento.

Com a saida da diretoria, o Barcelona será comandado por uma junta administrativa liderada por Carles Tusquets, presidente da Comissão Econômica do clube. Ele terá de 40 a 90 dias para convocar novas eleições.

Bartomeu vinha sofrendo pressão desde a crise entre Messi e Barcelona. O processo que poderia resultar na destiuição do cargo de presidente colheu mais de 20 mil assinaturas.

"Sugeriram que estávamos escondendo coisas e que tínhamos medo. Tudo falso. Dizem que tenho uma grande capacidade de resiliência, mas o que tenho é muita experiência. Sempre defendi que a nossa autocrítica nos fortalece, e o que vivemos nos últimos meses ultrapassou o limite. Fui insultado e ameaçado, como todos os membros do conselho", prosseguiu Bartomeu, que anunciou o cumprimento dos requisitos para adesão a uma futura Super Liga Europa como seu último ato:

"Foi uma honra servir ao clube como administrador e como presidente. Tentei assumir o cargo com responsabilidade e honestidade. Espero que nos próximos dias seja encerrado o reajuste salarial do elenco e dos funcionários. Se isso não for feito, pode haver graves consequências para o clube. Esperançosamente, há um acordo de todas as partes. Posso anunciar que ontem aprovamos os requisitos para fazer parte de uma Super Liga Europeia. A decisão de jogar a competição deve ser ratificada pela próxima Assembleia. Podemos dizer com orgulho que somos o melhor clube do mundo em valor".

O empresário de 57 anos encerra um ciclo de seis anos no comando do Barcelona. Bartomeu chegou ao cargo de presidente após a renúncia de Sandro Rosell, em 2014. No ano seguinte sua posição foi ratificada por meio de eleições.

O mandato de Bartomeu se encerraria em junho de 2021, mas ele mesmo tinha aprovado a antecipação das novas eleições para março do ano que vem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES