Judoca piauiense Sarah Menezes leva a prata em Paris

O Grand Slam de Paris é a competição que dá mais pontos (300 ao vencedor) antes do fechamento do ranking mundial

A judoca piauiense Sarah Menezes. | Charles Platiau/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Número 3 do ranking mundial, Sarah Menezes conquistou a medalha de prata no Grand Slam de judô de Paris na categoria até 48kg, neste sábado. A piauiense chegou à final depois de vencer na semifinal a romena campeã olímpica, Alina Dumitru, mas perdeu na decisão para a japonesa Tomoko Fukumi por um yuko, depois de sofrer duas punições.

O Grand Slam de Paris é a competição que dá mais pontos (300 ao vencedor) antes do fechamento do ranking mundial no dia 30 de abril, que será usado pela primeira vez como classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres. Se o prazo terminasse hoje, o Brasil teria judocas classificados nas 14 categorias disputadas na Olimpíada londrina.

Sarah iniciou sua caminhada até a final com uma vitória por ippon contra a americana Ann Shiraishi. Na fase seguinte, em luta travada, passou pela portuguesa Ana Hormigo com um yuko.

Nas quartas de final, a piauiense enfrentou a sul-coreana Jung-Yeon Chung e encaixou um ippon que a colocou na semi contra a atual campeã olímpica, mas freguesa, a romena Alina Dumitru. A terceira vitória seguida sobre a europeia veio apenas no Golden Score (morte súbida do judô), após encaixar um contra golpe e pontuar um yuko.

A vitória já garantia à brasileira sua sexta medalha em Grand Slams, só que na final teria pela frente a segunda do ranking mundial, Tomoko Fukumi.

Em três confrontos, Sarah nunca havia vencido a rival, sendo o último em janeiro deste ano pelo Masters do Cazaquistão. E a judoca japonesa de 26 anos impôs seu ritmo de luta desde o início, resultando em duas punições para a brasileira.

Outros quatro brasileiros competiram no tatame parisiense, nesta manhã. Leandro Cunha, vice-campeão mundial em 2010 e 2011 e que operou o cotovelo no final do ano passado, buscava sua primeira medalha em Grand Slams, mas perdeu nas oitavas de final. Na mesma fase do torneio, Erika Miranda perdeu para a cubana medalhista olímpica, Yanet Bermoy, repetindo o resultado da final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Felipe Kitadai e Ketelyn Quadros perderam na primeira luta.

Neste domingo mais sete brasileiros lutarão em Paris: Mayra Aguiar (-78kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Corrêa e Leonardo Leite (-100kg), Daniel Hernandes e Rafael Silva (+100kg). Destaque para o duelo na categoria até 90kg entre Tiago Camilo e Hugo Pessanha, quinto e sexto colocados no ranking mundial, respectivamente. Como apenas um lutador por país pode ir à Olimpíada, o torneio será decisivo para definir o futuro dos judocas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES