Justiça tira Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia interino

Desembargadores entenderam que MP não tinha legitimidade para celebrar TAC por confederação

Justiça tira Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia interino | Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ednaldo Rodrigues foi afastado, nesta quinta-feira (7/12), do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Decisão cabe recurso e entidade deve recorrer. José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), assume o cargo de maneira provisória. 

A decisão invalida todas as assembleias que elegeram Ednaldo Rodrigues como presidente da CBF. A votação terminou com três votos a zero pela destituição do presidente da CBF. Haverá uma nova eleição em 30 dias. Votaram pela destituição o relator Gabriel Zéfiro e os desembargadores Mauro Martins e Mafalda Luchese. 

Segundo os desembargadores, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e a CBF em março de 2022 é ilegal. Porque o órgão não ter legitimidade para se interferir nos assuntos internos da Confederação por se tratar de uma entidade privada. Termo resultou na eleição de Ednaldo. A Justiça pode decidir pela anulação da eleição de Ednaldo Rodrigues e todos seus oito vice-presidentes. 

O pleito ocorreu em 22 de março de 2022. Porém, no melhor cenário, a ação pode ser invalidada e Ednaldo ficar com seu mandato preservado. Em 2021, a CBF teve sua eleição anulada pela Justiça do Rio de Janeiro após o então presidente eleito Rogério Caboclo ser afastado por denúncias de assédio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES