Kaká diz em entrevista que está pronto para a Copa

Mesmo sem atuação brilhante, gol contra a Tanzânia vem como alívio para a seleção

Kaká e Robinho comemoram um dos gols do amistoso. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dunga até sorriu e participou da entrevista coletiva após a vitória contra a Tanzânia sem dar respostas atravessadas a ninguém. O técnico da seleção brasileira conversou com jornalistas durante o voo entre o país do amistoso desta segunda-feira (7) e a África do Sul. Os jogadores estavam mais soltos, felizes.

Um grande detalhe na goleada por 5 a 1 diante da Tanzânia fez com que o ambiente mudasse: a recuperação de Kaká. Não que ele tenha sido um primor técnico, tenha tido uma atuação de gala, mas o fato de ter suportado 90 minutos e feito um gol mudaram o clima pesado que dominava a seleção e, principalmente, Dunga. A uma semana da estreia na Copa do Mundo, a confiança aumentou muito em Johannesburgo.

O volante Gilberto Silva, um dos jogadores mais experientes da seleção, foi incisivo ao comentar sobre o meia.

- Não dá para negar. Nós precisamos muito do Kaká. Ele ter voltado a jogar bem nos trouxe mesmo um alívio. Nós estamos bem perto da estreia. Estávamos todos torcendo por ele, queríamos ver sua reação em campo contra a Tanzânia. E foi a melhor possível. Com ele bem, a seleção fica bem.

Na sua terceira Copa do Mundo, Gilberto Silva é um dos atletas mais inteligentes taticamente do time. Ele sabe definir bem a importância de Kaká.

- Ele é o condutor do time ao ataque, quem dá ritmo, tem uma importância grande demais. Todos estamos muito felizes por ele e pelo que traz de bom ao Brasil. Basta analisar como o jogo hoje [segunda-feira] fluiu.

No vestiário do estádio Nacional de Dar Es Salaam, Kaká se tornou a atração e o atleta mais solícito.

- Eu precisava jogar 90 minutos, chegar ao final de uma partida, mostrar para mim mesmo que já estou recuperado, pronto para a Copa. Passei muito tempo parado, tratando de problemas físicos. Agora eles foram embora. Era só uma questão de ganhar ritmo de jogo. Me senti muito bem contra a Tanzânia. Fiz até gol de peito, o primeiro da minha carreira.

Talvez mais alegre do que Kaká e seus parentes, só Dunga. Ele sabe o quanto o Brasil é dependente do jogador do Real Madrid, único meia criativo que trouxe aqui para a África do Sul.

- O Kaká mostrou o que todos nós esperávamos dele. Sabíamos que estava chegando ao final de um processo demorado. Ele chegou a ficar entre três e quatro meses parado no Real Madrid, teve de trabalhar de forma intensa na seleção para se recuperar, e nós tivemos até de segurá-lo. Se dependesse do Kaká, já teria jogado 90 minutos contra o Zimbábue. Ele não queria sair, mas nós estamos seguindo o nosso plano para que ele entre como o Brasil precisa na Copa do Mundo, e mais uma vez mostrar que sempre estivemos no caminho certo.

Mesmo assim, Dunga tem preparado Julio Baptista para a vaga de Kaká. Ele tem se submetido a treinamentos fortes, pesados. O meia está condicionado para entrar na mesma posição do atleta do Real Madrid, tanto que, mesmo sendo o jogador de melhor preparo na seleção, não jogou um minuto sequer contra a Tanzânia. Para ele, é atuar no lugar de Kaká ou simplesmente não atuar.

Lógico que o rendimento de Kaká não foi excepcional. No primeiro tempo, ele teve muita dificuldade para se livrar da marcação do meio-campo da Tanzânia. Na etapa final, com o cansaço do time africano, que tinha jogado no dia anterior, contra Ruanda, o brasileiro se impôs: brigou, dividiu, tentou tabelas, ameaçou arrancadas e fez o gol de peito. Suportou os 90 minutos.

- Tudo aconteceu exatamente como eu precisava. Aguentei bem a partida e pude ajudar a seleção. É para isso que estou aqui na África. Quero dar a minha parcela. Estava preocupado, agora tudo está bem. Estou pronto para a Copa!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES