Laís Souza freia repercussão após assumir homossexualidade: 'É assunto pessoal'

Num país ainda distante de se livrar do preconceito, não é comum que pessoas públicas declarem abertamente que são gays - e é mais raro ainda no universo do esporte.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de sofrer o grave acidente durante um treino na neve das montanhas de Salt Lake City (EUA), em janeiro de 2014, quando perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo, a ex-ginasta Lais Souza ganhou uma condição inédita, durante o ano passado, ao ser selecionada pelo Miami Project to Cure Paralysis, instituto americano que pesquisa a cura de diversos tipos de paralisia. Aos 26 anos, ela é a paciente pioneira de um novo tratamento à base de células-tronco, que, a se confirmarem as esperanças de médicos e pesquisadores, pode expandir os limites da recuperação de tetraplégicos.

Após receber em algumas sessões injeções de células-tronco na altura da coluna onde ela sofreu a lesão, Lais contou na semana passada, em entrevista à Sportv, que pela primeira vez passou a notar sensibilidade em parte dos pés e das pernas. Algo enormemente representativo para ela, mas por ora ainda muito incipiente para que se possa prever o alcance de sua recuperação.

Passando por um drama inevitavelmente vivido em público - ela se acidentou quando estava a serviço da seleção brasileira que disputaria as Olimpíadas de Inverno em Sochi, na Rússia, e mais recentemente viu a presidente Dilma Rousseff sancionar uma lei pela qual o governo brasileiro lhe concede pensão vitalícia -, Lais esteve novamente hoje diante de grande repercussão por uma condição de sua vida estritamente privada: a declaração, em entrevista publicada na edição de fevereiro da revista "TPM" (Trip Para Mulheres), em que assume publicamente a homossexualidade.

Num país ainda distante de se livrar do preconceito, não é comum que pessoas públicas declarem abertamente que são gays - e é mais raro ainda no universo do esporte.

- Eu tenho uma namorada, sou gay há alguns anos. Já tive uns namorados, mas hoje estou gay.

Dadas a uma revista que habitualmente aborda o lado comportamental e e pessoal de seus entrevistados, as declarações ganharam grande eco durante todo o dia de hoje na internet. No fim da tarde, em mensagem enviada por sua assessora de imprensa, Lais recolocou o assunto na esfera pessoal.

- Trato isso com naturalidade. Só fiz um comentário e isso não é o foco da minha vida. Estou envolvida com o meu tratamento. E as pessoas que são importantes para mim sabem tudo da minha vida. Isso é um assunto pessoal.

Ainda na entrevista à revista, Lais contou detalhes da sua recuperação e comentou o ineditismo do tratamento a que está se submetendo.

- Sei que muita gente gostaria de estar no meu lugar, por isso quero que dê certo, por mim, mas também pelos médicos, pesquisadores e por quem vai poder se beneficiar.

Sobre o dia a dia, ressaltou o retorno do convívio intenso com a mãe, que lhe ajuda em todas as tarefas. Uma proximidade familiar que ela havia perdido desde que deixou a casa dos pais em Ribeirão Preto, com dez anos, para iniciar a carreira de ginasta em São Paulo.

- Minha mãe me dando banho, trocando fralda, dando comida... - enumerou à TPM, garantindo que os momentos de angústia são raros e passageiros, quando ela desabafa. - Mãe, por quê comigo?

A reportagem da TPM conta ainda da proximidade de Lais com a deputada federal Mara Grabilli (PSDB-SP), uma líder no Congresso na luta em prol dos portadores de necessidades especiais.

Ainda são raros os casos de atletas brasileiros que assumem publicamente a homossexualidade. No futebol profissional é algo ainda inédito no país. A jogadora de vôlei de praia Larissa e a goleira da seleção brasileira de handebol, integrante da equipe campeã mundial em 2013, Mayssa, são alguns casos recentes.

Lais sofreu o acidente de esqui em 27 de janeiro do ano passado. A ex-ginasta treinava para o Jogos Olímpicos de Inverno, quando chocou-se contra uma árvore e sofreu deslocamento entre a terceira e a quarta vértebras, esmagando a medula. Naquele momento, ela perdeu toda a sensibilidade e a capacidade de se mover do pescoço para baixo. Lais correu risco de morte, e seu drama comoveu o Brasil.

Inicialmente, foi levada ao Hospital de Salt Lake City, onde foi operada para realinhar a coluna e reativar a circulação para a medula. Uma semana depois, foi transferida para Miami, onde concluiu o tratamento.

Depois de 11 meses de tratamento na Flórida, ela retornou ao Brasil em dezembro para continuar sua recuperação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES