mais

Libertadores: quatro clubes brasileiros e sete campeões em campo

Dos oito clubes que buscam uma das quatro vagas na semifinal, apenas o Cerro Porteño, do Paraguai, nunca levantou a taça

Libertadores: quatro clubes brasileiros e sete campeões em campo
| Divulgação

18 títulos da Conmebol Libertadores distribuídos entre sete clubes campeões da competição sul-americana. Os dois times argentinos, Boca Juniors e River Plate, carregam 10 em suas histórias vitoriosas. Informações do site FOX Sports

O Boca, de Tévez, faturou seis: (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007). O River Plate, de Marcelo Gallardo, quatro: (1986, 1996, 2015 e 2018).

Os dois finalistas da Libertadores em 2018 estão de novo na parada, a diferença é que eles não vão se encontrar na final deste ano, em Santiago, no Chile. Só um pode avançar. Mas eles podem aumentar o número de títulos da Argentina.

Os clubes argentinos foram 25 vezes campeões da Libertadores e estiveram presentes em outras 11 decisões com o vice. 69% de aproveitamento nas finais. Eles veem com tudo para aumentar esse retrospecto!


Mercado da Bola e quem 

pode chegar ao seu time


Uma decisão entre argentinos e brasileiros é possível nesta edição da Libertadores. O Brasil chega com quatro clubes, todos campeões. Grêmio com três títulos (1983, 1995 e 2017), Internacional com duas conquistas (2006 e 2010), Palmeiras (1999) e Flamengo (1981) com um cada.

O Brasil é o segundo colocado em números de títulos: 18 e 15 vices, aproveitamento de 54% em finais.

Nos jogos de ida das quartas de final, os clubes brasileiros estão em desvantagem. Dois confrontos caseiros. De cara vão cair dois brasileiros nessa fase. Os argentinos podem sobreviver e ficar em número igual. Só para botar um pouco de pimenta nessa rivalidade! Nos 58 confrontos entre os países em mata-matas da Libertadores: 25 brasileiros classificados; 33 argentinos vitoriosos.

Além de quatro times brasileiros, dois argentinos, o Equador é representando pela LDU de Quito, campeã em 2008. Único título do país. E o Cerro Porteño, único clube sem título nas quartas de final, defende o Paraguai. O país soma três títulos na história da Libertadores.

O primeiro duelo dessa decisão começa nesta terça-feira (20 de agosto) com clássico brasileiro: Grêmio e Palmeiras. Jogo com transmissão exclusiva do FOX Sports, a partir das 20h30. A vantagem do time paulista no confronto é marcante: 40 vitórias, 35 empates e apenas 19 derrotas.

O Palmeiras é o segundo com 97. Mas lidera em número de gols: 328. O Grêmio é o terceiro com 293. Promessa de um jogaço na casa do tricolor. No dia seguinte, quarta-feira, (21/8), quem entra em campo na tela do FOX Sports, também com exclusividade, é a LDU e Boca Juniors, a partir das 19h. O Boca, de Carlitos Tévez, é o segundo clube que mais chegou às quartas de final da Libertadores em 15 oportunidades, só perde para o rival River Plate com 16.

Também na quarta-feira, duelo brasileiro entre Flamengo e Inter, no Maracanã. Em torneios mata-matas o time carioca leva vantagem sobre o gaúcho: 3 a 2. No retrospecto geral, o Inter é superior ao Fla em 97 jogos: 36 vitórias, 28 empates, 33 derrotas, 138 gols anotados e 124 sofridos. Na história da Libertadores, apenas dois confrontos na primeira fase da competição em 1993: uma vitória do Flamengo (3 a 1) e um empate sem gols.

E na quinta-feira, (22/8), o atual campeão River Plate recebe o Cerro Porteño, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Muitos dão como certa a classificação do River na Libertadores. Mas é bom lembrar que na competição sul-americana a zebra gosta de mostrar a cara e deixar torcedor com cara de anta. O bom do futebol é isso!

FOX Sports

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail