Libertadores: Sob pressão, Corinthians desafia o Emelec hoje

Eliminado de maneira inesperada do Campeonato Paulista, o Timão estreia no mata-mata da Taça Libertadores, contra o Emelec.

Avalie a matéria:
Desde segunda na cidade, o técnico Tite não conseguiu comandar nenhum treino | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada que caminhava sem sustos para o Corinthians ganha tons de pressão a partir desta quarta-feira. Eliminado de maneira inesperada do Campeonato Paulista, o Timão estreia no mata-mata da Taça Libertadores, contra o Emelec, às 21h50m (de Brasília), no estádio George Capwell, em Guayaquil, obrigado a reagir. O clima criado pelos equatorianos não é nada favorável.

Desde segunda-feira na cidade, o técnico Tite não conseguiu comandar nenhum treino no palco da partida. O Emelec alegou que qualquer atividade prejudicaria as condições do gramado por causa das chuvas que caíram nos últimos dias. A atitude irritou os dirigentes brasileiros. De quebra, os equatorianos prometem casa cheia para empurrar a equipe com possibilidade até de superlotação.

Dentro de campo, o treinador decidiu mexer em duas posições que não agradaram na última partida. Após a queda no estadual, sobrou para o goleiro Julio Cesar e o centroavante Liedson, muito criticados pela atuação diante da Macaca. Ambos foram barrados para as entradas de Cássio e Willian, respectivamente.

Já o Emelec chega embalado pela dramática classificação. O clube, que chegou a ser lanterna da chave, venceu Flamengo e Olimpia com gols nos acréscimos e ficou com a segunda vaga. A grande aposta dos ?Los Eléctricos? para tentar derrubar um dos favoritos é o centroavante argentino Luciano Figueroa, autor de três gols na competição.

O colombiano José Buitrago apita a partida. Os auxiliares são os compatriotas Abraham González e Wilson Berrío. A TV Globo transmite o jogo ao vivo para os estados de SP, RS, PR (exceto Curitiba e Ponta Grossa), GO, PE (exceto Petrolina) e CE, além das cidades de Uberlândia-MG e Ituiutaba.

AS ESCALAÇÕES

Emelec: o técnico Marcelo Fleitas tem apenas uma dúvida para a partida. O atacante Marcos Mondaine teve uma lesão na coxa esquerda contra o Independiente, pelo Campeonato Equatoriano, e preocupa. Ele pode ser substituído por Marlon de Jesús, autor do gol de empate no confronto do último sábado. O time pode começar com: Esteban Dreer, Wilson Morante, Gabriel Achilier, José Quiñónez e 16-Oscar Bagüí; Enner Valencia, Pedro Quiñónez, Fernando Gaibor e Fernando Giménez; Marcos Mondaine e Luciano Figueroa.

Corinthians: Tite fez duas mudanças na equipe considerada titular. O goleiro Cássio assume a vaga depois das falhas de Julio Cesar na eliminação no Campeonato Paulista. Já no ataque, acabou a paciência com a má fase de Liedson. O baixinho Willian assume a função de ser o centroavante alvinegro. A formação é a seguinte: Cássio, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Willian e Emerson.

QUEM ESTÁ DE FORA

Emelec: ninguém.

Corinthians: Paulo André (cirurgia no joelho direito), Wallace (cirurgia no tornozelo esquerdo), Ramon (coxa direita) e Liedson (questões técnicas).

FIQUE DE OLHO

Emelec: os cruzamentos para a área foram as principais jogadas dos equatorianos para chegarem às oitavas de final da Libertadores. O alvo é sempre o argentino Luciano Figueroa, estrela e artilheiro da equipe na competição, com três gols. O jogador terá de receber marcação especial para não ter espaço.

Corinthians: depois de alternar bons e maus momentos na temporada, o atacante Willian tem agora a chance de se firmar como titular do Timão. Artilheiro do Timão na temporada, com cinco gols, ao lado de Emerson e Danilo, ele parte em busca de seu primeiro gol na Libertadores.

header o que eles disseram

Luciano Figueiroa, atacante do Emelec: ?Temos de conseguir um bom resultado em casa. Sabemos que o Corinthians é uma equipe que joga bem e que pressiona muito?.

Tite, técnico do Corinthians: ?Não dá para ficar olhando para trás e lamentando. Sabemos que a Libertadores é mais importante. O jogo do Paulista nos deixou chateados, mas a equipe vai manter o padrão?.

NÚMERO E CURIOSIDADES

* O Corinthians foi a única equipe que passou invicta pela fase de grupos da Libertadores. Em seis jogos, o Timão somou 14 pontos.

*A classificação do Emelec foi uma mais dramáticas da história da Libertadores. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, o Emelec estava em último lugar de sua chave com apenas três pontos. Nos seus últimos dois jogos, o time equatoriano venceu o Flamengo em Guayaquil por 3 a 2, virando o jogo nos últimos dez minutos, e derrotou o Olimpia em Assunção por 3 a 2, com um gol nos acréscimos. Com apenas sete gols marcados, o Emelec teve o pior ataque entre os 16 times classificados para as oitavas, ao lado do Fluminense.

Esta é a primeira vez que Corinthians e Emelec se enfrentam pela Taça Libertadores.

* O balanço do Corinthians em Libertadores contra adversários estrangeiros é positivo. O Timão já enfrentou times de fora do Brasil em 60 oportunidades, conseguindo 35 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. Nesses jogos, o Corinthians marcou 125 gols e sofreu 69.

* Esta é a nona vez que o Corinthians enfrenta um adversário equatoriano pela Libertadores. Nas oito partidas anteriores, o Timão obteve seis vitórias e duas derrotas, marcou 22 gols e sofreu cinco. Em sua primeira participação na Libertadores, o Timão caiu no mesmo grupo de El Nacional e Deportivo Cuenca e perdeu por 2 a 1 para as duas equipes atuando no Equador.

* Em 1996, o Corinthians passou pelo Espoli nas oitavas de final com duas vitórias (3 a 1, no Equador, e 2 a 0, em São Paulo) e em 2000, o Timão derrotou duas vezes a LDU na fase de grupos: 6 a 0, no Pacaembu, e 2 a 0, em Quito. Na última vez que atuou no Equador pela Libertadores, o Timão derrotou a LDU por 2 a 0 no dia 11 de abril de 2000, gols de Luizão e Dinei.

ÚLTIMO CONFRONTO

Corinthians e Emelec se enfrentaram apenas uma vez na história. No dia 13 de abril de 1966, os equatorianos venceram por 1 a 0, em Guayaquil, em partida válida por um quadrangular que tinha também Flamengo e Barcelona-EQU. Fernández marcou o único gol do jogo. O Timão era dirigido pelo técnico Oswaldo Brandão e tinha como estrela o meia Rivelino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES