Líder de torcida começa a ser implantado no Piauí em curso no 9º Congresso da Fiep

Existem campeonatos específicos de Cheerleading, como ocorre nos EUA, país que criou a atividade, sendo tão populares, que já foram parar no cinema

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Animadora de torcida ou cheerleading. Esse é um dos temas inseridos neste ano no 9º Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (Fiep). A atividade consiste no uso organizado de música, dança e elementos ensaiados de ginástica acrobática em grupo, com o objetivo de fazer com que os torcedores animem seus times em partidas de futebol americano, basquetebol e futebol de campo. Existem campeonatos específicos de Cheerleading, como ocorre nos Estados Unidos, país que criou a atividade, sendo tão populares, que já foram parar nas telas de cinema.

Porém, pensando em introduzir novas modalidades ligadas ao corpo, a coordenação do congresso resolveu apostar no assunto, trazendo para ministrar um curso de três dias a professora chilena de educação física e juíza de campeonatos de líderes de torcida Paula Ávila Rivera. No Brasil, o esporte foi introduzido em 2008 pela Comissão Paulista de Cheerleading com treinamento a equipes vinculadas à Liga Paulista de Futebol Americano, porém não tem muita representatividade e praticamente não ocorre em outros tipos de eventos esportivos, ao contrário de países da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Chile. No Piauí, a atividade não é praticada.

Quem atua nesse tipo de atividade geralmente é o público feminino, as chamadas cheerleaders, que animam jogos ou eventos esportivos em geral por meio de coreografias sincronizadas acompanhadas de incitações à vitória, com gritos de guerra do time ou clube que representam. As roupas também representam as cores do time ou clube e é preciso muito treino e preparo físico.

O curso é dividido em aulas teóricas e práticas e segue até sexta-feira (09), no setor de esportes da UFPI. Paula Rivera vai abordar preparação física, técnicas de segurança e coreografias como saltos, piruetas, giros, kicks e estilos de dança. Paula é Diretora da Liga de Animação do Chile, país que neste ano foi vice campeão mundial do concurso de animador de torcida, nos Estados Unidos.

?Nosso objetivo é trazer a cheerleading para o Piauí, onde grupos podem participar de eventos, formar outros profissionais na área, com muitas vantagens. Aqui estamos mostrando a dança de animação, a música, os saltos, o uso do pompom e do confete e os ritmos mais utilizados. Essa atividade tem normas e não pode utilizar qualquer movimento da ginástica acrobática?, explicou Paula Rivera, que foi cheerleader aos 14 anos de idade. Ela explica que as frases com o grito de animação para animar o time e a torcida sempre levam o nome da instituição que o grupo representa e são elementos essenciais no conjunto e nesta primeira aula esse tema foi treinado pelos alunos do curso.

Com o tema ?Compartilhando conhecimentos científicos, culturais e consolidando a práxis social?, o evento oferecerá no total 14 cursos para profissionais e alunos de educação física, pedagogia, educação, nutrição, fisioterapia, turismo e áreas afins. O evento acontece no setor de Esportes da UFPI. A programação completa do 9º Congresso Piauiense Científico da FIEP pode ser acessada no site do evento: www.fiep-pi.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES