Líder geral, Timão luta contra a “maldição” dos clubes campeões da fase de grupos

River Plate-ARG, em 96, foi o último da história a ser primeiro colocado nas chaves e conquistar o título mais tarde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Classificado para as oitavas de final e com 86% de aproveitamento, o Corinthians joga por uma simples vitória sobre o Independiente Medellín-COL, na próxima quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu, para ser também o líder geral da primeira fase da Taça Libertadores. A história, porém, não é favorável a quem se destaca no início da competição sul-americana. O último campeão que comandou a fase de grupos foi o River Plate, em 1996.

Na ocasião, os argentinos acumularam 14 pontos, frutos de quatro vitórias e dois empates. Curiosamente, o Timão também teve um bom desempenho naquela edição: foram 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota). A equipe paulista passou pelo Espoli, nas oitavas de final, mas foi eliminada pelo Grêmio, nas quartas. O River se sagrou campeão batendo o América Cali-COL na decisão.

O feito, aliás, não é muito comum em 50 edições da Taça Libertadores. Antes dos argentinos, apenas outras dez equipes foram donas da melhor campanha na primeira fase e levantaram a taça no último jogo. Entre os estrangeiros, estão: Peñarol-URU (1987), River Plate (1986 e 1996), Nacional-URU (1980 e 1971), Independiente-ARG (1972 e 1964) e Estudiantes (1968).

Os brasileiros só conseguiram o dueto em três oportunidades. A primeira delas em 1962, com o Santos liderado por Pelé. O clube marcou incríveis 20 gols em quatro partidas. Somente diante do Cerro Porteño-PAR, fez 9 a 1, na Vila Belmiro. O título veio sobre o Peñarol.

A repetição aconteceu apenas 1976, com o Cruzeiro e suas cinco vitórias e um único empate. Em uma decisão de três partidas, a Raposa bateu o River Plate e ficou com a taça. Por último, o Grêmio, em 1983, com os mesmos números dos mineiros. Na final, superou os uruguaios do Peñarol para levantar o título.

O Corinthians, aliás, já chegou a ser primeiro colocado na fase de grupos. Entretanto, o que aconteceu depois não é nada animador para a Fiel. Em 2003, o Timão fez 15 pontos, mas acabou eliminado logo na fase seguinte, perdendo para o River Plate. Já em 1999, anotou 12 pontos, porém, foi eliminado pelo Palmeiras, nas quartas de final e, de quebra, ainda viu o maior rival ser campeão.

Desta vez, os jogadores não escondem o desejo de garantir a liderança geral. Caso isso aconteça, o Corinthians terá o direito de decidir em casa em todas as outras fases, inclusive na final. Para ser o primeiro, o clube precisa vencer por qualquer placar o Independiente Medellín-COL, na próximia quinta-feira, no Pacaembu. Neste momento, o adversário nas oitavas seria o Banfield-ARG.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES