Liga Mundial de Vôlei: Brasil faz 3 a 1 nos Estados Unidos e avança à fase final em primeiro lugar

Com vitória no Rio, Brasil garantiu liderança do Grupo A e se classificou para o Grupo E

Com vitória no Rio, Brasil garantiu liderança do Grupo A | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Seleção Brasileira masculina de vôlei conquistou mais uma vitória neste sábado pela Liga Mundial. Jogando no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/18, 20/25 e 28/26.

Já classificado para a fase final, que será disputada em Mar del Plata (Argentina), o time brasileiro poupou jogadores experientes para dar chances aos nomes mais jovens. A opção pode se repetir no domingo, quando brasileiros e americanos voltam a se enfrentar no Maracanãzinho às 9h45 (de Brasília). A seleção dos EUA já está eliminada.

Com o placar deste sábado, a Seleção Brasileira foi a 22 pontos e assegurou o primeiro lugar da chave ? a Bulgária, vice-líder, foi a 17 pontos ao vencer a Polônia por 3 a 0. Assim, os brasileiros garantiram vaga no Grupo E da próxima fase, ao lado de Rússia e Canadá.

Bernardinho, como já era esperado, não relacionou o levantador Bruninho, o ponta Dante e o oposto Leandro Vissotto para o duelo - William, Thiago Alves e Wallace começaram jogando. O oposto Wallace, com 16 pontos, foi um dos destaques do dia - ao lado do ponta Lucarelli, melhor pontuador, com 17, e do central Lucão, que marcou 16 pontos, sendo quatro aces. O melhor americano foi o ponta Anderson, com 17.

O Brasil começou com um ataque falho. Com o veterano David Lee no saque, os Estados Unidos logo abriram 4/0. O primeiro ponto brasileiro veio com uma cortada do central Éder. No entanto, os americanos foram para o primeiro tempo técnico com 8/3 no placar e Bernardinho com a missão de ajustar o ataque brasileiro, que já havia parado na rede e no bloqueio rival.

O Brasil voltou ainda um pouco disperso, os americanos seguiam à frente, mas Lucarelli já começava a ser o principal do Brasil em quadra. A torcida festejou quando Wallace enfiou duas cortadas certeiras e ainda bloqueou o ataque americano para diminuir para 13/11. Mesmo assim, os rivais seguiam no comando e abriram 16/13 antes do tempo. Desta vez, o Brasil voltou melhor e conseguiu virar para 22/21 com sequência de quatro saques de Lucarelli.

Com a defesa melhor posicionada, bastou administrar os momento finais do set para conseguir a vitória por 25/22.

O Brasil voltou ainda mais afiado para o segundo set, sem deixar os americanos se distanciarem, como foi no primeiro. Prova disso é que o tempo técnico chegou com 8/6 a favor. No retorno, veio o primeiro ace e não poderia ser de outro senão Lucão, que aplicou incríveis quatro aces seguidos para agitar a torcida. Com isso, os americanos ficaram desestabilizados e o Brasil abriu 13/6.

Os americanos passaram a errar bastante a partir de então e o Brasil disparou com 18/9 no placar. Diante disso, os americanos pouco ameaçaram a soberania brasileira no segundo set. A definição veio com um belo ataque de Maurício, que não deu para a defesa americana responder: 25/18.

Os americanos largaram melhor no terceiro set e abriram 5/1 antes de Bernardinho pedir tempo. O técnico voltou a se irritar com algumas jogadas brasileiras e quando os EUA abriu 7/3, ele esbravejou na lateral. Antes do tempo técnico, Brasil atrás por 8/4. Os americanos iam mantendo a superioridade, mas a impressão era de que com um pouco de esforço o Brasil poderia reagir. Bernardinho então mudou. Trocou Wallace por Renan e William por Rafael.

Mesmo assim, o Brasil foi para o segundo tempo técnico do set atrás no marcador: 16/14. Bernardinho não poupou o time de uma bronca, mas a equipe seguiu mal no retorno. Nem Lucão no saque resolveu: os americanos receberam bem e abriram 21/17. William e Wallace foram recolocados em quadra, mas a parcial foi mesma dos americanos: 25/20.

A equipe brasileira voltou melhor na quarta parcial e logo foi superior aos americanos em um belo rali, que foi definido com um ataque de Wallace. O duelo ficou parelho, com o Brasil à frente no primeiro tempo técnico: 8/7. Mesmo já eliminados da liga, uma vez que precisava vencer por 3 a 1 ou 3 a 0 para seguir vivos, os americanos ainda tentavam dificultar para os brasileiros e retomaram a vantagem com o oposto Murphy Troy sacando bem: 12/10 e pedido de tempo brasileiro.

O tempo fez bem ao Brasil, que retornou mais atuante e conseguiu retomar a frente por 16/15 após Éder forçar o saque e dificultar a recepção dos americanos. O jogo ficou bastante disputado e Bernardinho voltou a testar o oposto Renan e o levantador Rafael em quadra.

Foi então que o Brasil conseguiu se distanciar um pouco e abriu 21/18 sobre os americanos, que logo pediram tempo. Contudo, os americanos estavam dispostos a aprontar e viraram para 22/21. Lucão logo acertou uma cortada para empatar e foi para o saque. Lucarelli bloqueou bem e o Brasil retomou a ponta.

Os Estados Unidos chegaram a fazer 25/24 após um ace, mas em seguida erraram o saque. O jogo ficou lá e cá até que Wallace e Lucão definiram para o Brasil: 28/26 e vitória do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES