Livro retrata 40 anos de história do Verdão

Celsi Carvalho lançará o livro na segunda-feira.

Avalie a matéria:
| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“40 Anos do Ginásio Verdão - História e Fatos” é o título do livro do escritor, radialista e professor Celso Carvalho, que será lançado na próxima segunda-feira (05), às 19h, nas dependências do Ginásio Verdão, no Centro de Teresina.

Antes do lançamento, às 18h30, haverá uma partida de futebol de salão entre as equipes do Crença e Colégio Teresina, formadas apenas por atletas veteranos, todos na faixa de 50 anos de idade.

Celso Carvalho conta que decidiu escrever um livro contanto a história do Verdão porque sentiu a necessidade de retarar e mostrar a todos os fatos que giraram em torno do ginásio. “Trata-se de um local de muito sucesso e eventos culturais, esportivos e encontros, como tivemos casos de dois velórios realizados lá, do jornalista Donizetti Adalto e da deputada Francisca Trindade; apuração de eleição, concurso de misses, grandes shows, e por isso não poderia deixar de passar em branco os quarenta anos do Verdão”, enfatiza o escritor.

O Verdão, segundo enfatiza, completou 40 anos no dia 7 de agosto do ano passado, mas só agora foi possível concluir essa obra que vai contar um pouco da história do ginásio mais famoso do Piauí. “Estive presente em, pelo menos, sessenta por cento do que aconteceu lá no ginásio, não poderia perder essa oportunidade de que pudéssemos retratar em um livro de cento e vinte páginas”, relata.

Ele disse que nem tudo que aconteceu no Verdão está contido nas páginas do livro, “pois é muita história, mas pelo menos parte dela pudemos registrar neste livro, até porque teria que fazer mais duas edições para colocar tudo”, observa Celso Carvalho.

Profundo conhecedor dos fatos e acontecimentos que giraram em torno do Verdão, o escritor conta que registrou o achou mais importante e pontual que houve ao longo destes quarenta anos.

Sobre a importância do livro para a história do Piauí, Celso frisa que muita gente que esteve no Verdão participou de shows, de grandes eventos esportivos, mas é a oportunidade de muitos que não estiveram presentes nesta época poder tomar conhecimento. “Outro aspecto também é que várias vezes fui procurado por estudantes universitários, principalmente da área de educação física, para contar os fatos que aconteceram na área esportiva dentro do Verdão, como os grandes campeonatos de futebol de salão, voleibol, handebol e basquete, bem como o campeonato de buraco que foi organizado pelo saudoso Valdir Araújo, que já foi editor do Jornal Meio Norte”, lembra, particularizando, ainda, o fato de estar resgatando a história de um Verdão que foi inaugurado e idealizado pelo então governador Dirceu Arcoverde, em 1978.

Para finalizar, Celso Carvalho destaca o próprio governador Wellington Dias fez questão de enaltecer a importãncia do Ginásio Verdão, através de um depoimento que faz parte do livro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES