Portuguesa cita súmula “vergonhosa” e faz um ataque a CBF: nunca fez isso

O julgamento deve acontecer na próxima semana, em primeira instância“, programou ele. A denúncia será por abandono de partida.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Luiz entende que na CBF há gana de punir a Portuguesa e não entende o porque disso

O feriado municipal no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, adiou um acontecimento que vai agitar mais uma vez os bastidores do futebol brasileiro: até esta sexta-feira o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entrará com uma denúncia contra a Portuguesa que pode até acabar em exclusão do time da Série B. Em entrevista ao Terra, o vice-presidente jurídico da Portuguesa, José Luiz Ferreira de Almeida, se surpreendeu com a notícia e concluiu que há um tratamento prejudicial da Confederação Beasileira de Futebol (CBF) com a Portuguesa atualmente.

Na verdade José Luiz ainda quer duvidar que o STJD vai fazer denúncia. "Acho que não vai sair, não é possível". Porém, o site conversou o presidente da entidade, Paulo Schmitt, que prometeu tomar essa atitude. "A denúncia sairá entre quinta e sexta. O julgamento deve acontecer na próxima semana, em primeira instância", programou ele. A denúncia será por abandono de partida.

Informado sobre o agenda do STJD, José Luiz ficou incoformado. "Isso é incabível. A Portuguesa cumpriu uma decisão liminar que tinha que ser cumprida, atendeu a uma ordem judicial", afirmou ele, alegando que não preparou a defesa do clube ainda, por não entender como será feita a denúncia.

De acordo com o Schmitt, a Portuguesa será acusada de ter violado o artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que visa punir quem "impedir o prosseguimento de partida, que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma".

O principal argumento de Schmitt é a súmula da partida entre Portuguesa e Joinville, que não cita em nenhum momento a liminar de um torcedor da Portuguesa. Foi baseado nela que o clube paulista se retirou do campo, mas o juiz da partida escreveu que os jogadores simplesmente abandonaram o campo de jogo, sem explicar o motivo.

O vice jurídico da Portuguesa detonou o árbitro do jogo, Marcos Andre Gomes da Penha: "é uma vergonha essa súmula que ele fez. Ele deve ter visto outro jogo".

A revolta da Portuguesa não se limita ao juiz. O clube entende que tem sido tratado de forma prejudicial desde que foi acusado de escalar irregularmente o meia Héverton, da Portuguesa, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, o que deu início a uma gigantesca briga judicial no futebol brasileiro.

"Está claro, pelo menos para mim, que a Portuguesa está sendo tratada de uma forma diferenciada e prejudicial pela CBF. Porque tudo isso que a CBF tem feito, essa ameaça de penalização e exclusão, a CBF nunca fez com ninguém. Passou Gama, Botafogo, Betim, Treze e outros times que envolveram a Justiça Comum, e a CBF nunca tomou esse tipo de atitude. Não entendo por que ter essa gana de punir a Portuguesa", afirmou ele, citando acontecimentos semelhantes com o que vive a Portuguesa atualmente.

Vale ressaltar que, oficialmente, a CBF manifestou-se sobre o caso via nota oficial na qual disse que caberia ao STJD apreciar e julgar o mérito. No dia seguinte à partida a confederação conseguiu cassar a liminar. O Terra tentou contato com o diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, mas não obteve resposta.

O caso mais parecido envolveu São Paulo, Botafogo e Gama, em 1999. O atacante Sandro Hiroshi foi escalado irregularmente pelo clube paulista, o que rendeu pontos ao Botafogo e rebaixou o Gama. Porém, recursos na Justiça Comum mantiveram o time brasiliense na primeira divisão até ser costurado um acordo, a criação da Copa João Havelange. A Portuguesa disse que se colocou à disposição para um acordo, mas também afirmou que a CBF não a procurou para isso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES