Marmelada deu certo e Alonso briga pelo título

Após quatro corridas e dois meses, Ferrari parece ter acertado na decisão em Hockenheim

Avalie a matéria:
Tática da Ferrari deu certo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desempenho dos pilotos da Ferrari nas últimas corridas mostra que a equipe, embora tenha quebrado as regras da F-1, acertou ao mandar Felipe Massa deixar Fernando Alonso passar no GP da Alemanha, disputado no dia 25 de julho.

De lá para cá foram disputadas mais quatro corridas: Hungria, Bélgica, Itália e Cingapura. Nesse período, Alonso venceu as duas últimas, somou 68 pontos e saltou do quinto para o segundo lugar no Mundial de Pilotos.

Nem o líder do Mundial marcou mais pontos que Alonso nesse período: com uma vitória, um segundo, um terceiro e um sexto lugares, Mark Webber, da Red Bull, acumulou 66 pontos. O espanhol, no entanto, deixou para trás o outro piloto da equipe austríaca, Sebastian Vettel, e os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, da McLaren.

Massa, nesse período, manteve o desempenho apenas mediano que vem tendo desde o início de 2010: pontuou nas quatro provas, com um terceiro lugar, dois quartos e oitavo, mas ficou definitivamente fora da briga pelo título, em sexto lugar, com 128 pontos.

Se a Ferrari tivesse deixado Massa vencer a prova, o brasileiro hoje estaria um pouco melhor, com 135 pontos ? mas, ainda assim, com chances apenas matemáticas de alcançar Mark Webber. Alonso, por sua vez, ainda seria o vice-líder, mas com 184 pontos, 17 a menos que Webber.

A decisão que pode dar o tricampeonato a Alonso foi punida na prova, com uma multa de R$ 180 mil (US$ 100 mil), Depois, em julgamento no Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a decisão foi mantida, sem nenhuma punição extra à equipe.

Cartolas falam abertamente em mudar as regras para 2011, de forma a permitir novamente o jogo de equipe, proibido desde 2002, quando Michael Schumacher venceu o GP da Áustria depois de passar Rubens Barrichello nos últimos metros.

Por enquanto, deixar o companheiro passar ainda não vale, e na próxima prova, o GP do Japão, a F-1 continuará a ver as consequências da marmelada de Hockenheim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES