Mata-mata: Corinthians enfrenta o Emelec hoje pela Taça Libertadores

O Corinthians precisa de simples vitória para chegar às quartas de final, mas tem de encarar retrospecto ruim no mata-mata da Taça Libertadores.

Tite e seus 11 titulares: Alex (agachado na foto) foi o escolhido para substituir o suspenso Jorge Henrique | Djalma Vassão/Gazeta Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corinthians joga seu futuro na temporada e o fim de uma marca negativa nesta quarta-feira. Eliminar o Emelec-EQU, a partir das 21h50m, no Pacaembu, significa muito mais do que manter vivo o sonho do inédito título da Taça Libertadores. Vale superar um histórico que deixou marcas na torcida e no clube. Nas últimas três vezes em que chegou ao mata-mata do principal torneio das Américas, o Timão não passou das oitavas de final.

O drama alvinegro nesta fase do torneio muito se deve ao River Plate-ARG. Em 2003 e 2006, o clube paulista caiu diante dos argentinos, causando grande revolta nos torcedores. Já em 2010, depois de fazer a melhor campanha na fase de grupos, o Timão disse adeus à competição ao ser eliminado pelo Flamengo por ter sofrido um gol em casa no segundo confronto, no Pacaembu. E em 2011 o time foi eliminado na fase prévia pelo Tolima-COL.

Desta vez, o adversário assusta bem menos. O empate sem gols em Guayaquil, na semana passada, deixou o Corinthians com mais chances de se classificar. A equipe dirigida por Tite precisa de uma vitória por qualquer placar para chegar às quartas. Entretanto, ainda precisa conviver com a pressão de um estádio lotado e ávido pelo título sul-americano.

Caso os clubes repitam o resultado do primeiro jogo, a decisão será nos pênaltis. O vencedor deste confronto vai encarar Lanús-ARG ou Vasco, que se enfrentam, no mesmo horário, em Buenos Aires. No duelo no Rio de Janeiro, os cariocas venceram por 2 a 1.

Otimista desde sua chegada ao Brasil, o Emelec fez mistério nos treinamentos em São Paulo. Após o empate sem gols em Guayaquil, o técnico Marcelo Fleitas ressaltou a importância de marcar no jogo de volta: um gol dos equatorianos obrigaria o Corinthians a marcar duas vezes, já que qualquer empate com gols dá a classificação aos visitantes.

O presidente do Emelec, Nassib Neme, assegurou que, assim como o Timão dificultou no Equador, sua equipe também endurecerá o jogo no Brasil. Time na retranca, com tática defensiva? O que parece provável está bem longe dos planos do adversário alvinegro nesta quarta.

? O Emelec é um time que sempre sai para o ataque. No Brasil, não será exceção. Nosso sistema faz com que seja difícil nos enfrentar. Assim como o Corinthians foi difícil para nós, nós seremos difíceis para o Corinthians. Pelo menos nos últimos 45 minutos da última quarta, o Emelec foi a única equipe em campo ? afirmou, ressaltando a boa atuação equatoriana na etapa complementar do jogo de ida.

O uruguaio Darío Ubriaco apita a partida desta quarta. Os auxiliares são Miguel Nievas e Marcelo Costa. A Rede Globo transmite a partida ao vivo para os estados de SP, PR (exceto Curitiba e Ponta Grossa), GO, MT, BA e PE (exceto Petrolina), além das cidades de Uberlândia-MG e Ituiutaba-MG. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

AS ESCALAÇÕES

Corinthians: o técnico Tite fez apenas uma mudança na equipe que empatou em Guayaquil. O atacante Jorge Henrique, suspenso pela expulsão na última partida, dá lugar ao meia Alex. No ataque, o treinador optou por manter Willian. Já Liedson fica no banco de reservas depois de pedir para não viajar ao Equador para intensificar os treinamentos. A formação é a seguinte: Cássio, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson e Willian.

Emelec: o técnico Marcelo Fleitas espera aproveitar a postura ofensiva do Corinthians para surpreender no Pacaembu. Com a ideia de que o Timão abrirá espaços para sua equipe jogar, o treinador deve manter a escalação utilizada no empate sem gols em Guayaquil. Assim, o provável Emelec é: Esteban Dreer; Carlos Quiñónez, José Luis Quiñónez, Gabriel Achilier e Oscar Bagüí; Pedro Quiñónez, Fernando Gaibor, Fernando Giménez e Enner Valencia; Marcos Mondaini e Luciano Figueroa.

QUEM ESTÁ DE FORA

Corinthians: Paulo André (cirurgia no joelho direito), Wallace (cirurgia no tornozelo esquerdo) e Jorge Henrique (suspenso).

Emelec: ninguém.

FIQUE DE OLHO

Corinthians: Alex volta a ser titular do Timão com uma característica que pode ser decisiva para garantir a classificação às quartas de final da Libertadores. Com a provável retranca do Emelec, o Alvinegro terá de apostar também nos chutes de longa distância, uma das principais virtudes do meio-campista.

Emelec: a principal arma da equipe equatoriana é o jogo aéreo. No jogo de ida, o goleiro Cássio teve trabalho com as investidas do Emelec pelo alto. O experiente atacante argentino Luciano Figueroa, artilheiro do time na Libertadores, com três gols, é promessa de perigo constante para a sólida defesa do Corinthians. Embora tenha 1,83m de altura, o jogador impressiona pela habilidade nos cabeceios.

O QUE ELES DISSERAM

Tite, técnico do Corinthians: ?Vamos buscar o resultado desde início e fazer o fator casa. Mas é buscar a vitória de forma consciente. Nossa equipe joga junto há muito tempo e tem o lastro e a experiência para buscar o resultado?.

Marcelo Fleitas, técnico do Emelec: ?Minha equipe é muito aguerrida e tenho confiança nos meus jogadores. Temos uma proposta de jogo, seja em casa ou como visitantes. Já demonstramos que sabemos atacar, como foi contra o Flamengo, por exemplo. Vamos tentar fazer gol e jogar bem?.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia

* Empatar por 0 a 0 a primeira partida nos playoffs de Libertadores costuma ser uma boa vantagem. Nas últimas sete edições, houve dez casos de empates sem gols nas partidas de ida e em oito oportunidades o time que atuou casa no jogo da volta se classificou para seguir na competição.

* O Corinthians foi a única equipe que passou invicta pela fase de grupos da Libertadores 2012. Em seis jogos, o Timão somou 14 pontos.

* Este ano, o Corinthians disputou 16 jogos no Pacaembu, com 12 vitórias, dois empates e duas derrotas (0 a 1 Portuguesa e 2 a 3 Ponte Preta), marcando 26 gols e sofrendo nove. Em suas últimas 50 partidas no Pacaembu, o Timão venceu 34 vezes, empatou oito e sofreu oito derrotas com um aproveitamento de 73%.

* Com apenas dois gols sofridos em sete jogos, o Corinthians tem a melhor defesa da Libertadores. Em toda a temporada 2012, o Timão sofreu apenas 19 gols em 29 jogos e apenas em três oportunidades foi vazado mais de uma vez na mesma partida, nos empates por 2 a 2 com o Flamengo (amistoso) e 3 a 3 com o Comercial no Paulistão e na derrota para a Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Timão não sofreu gols em 15 de suas 29 partidas neste ano.

* Esta é a décima vez que o Corinthians enfrenta um adversário equatoriano pela Libertadores. Nas nove partidas anteriores, o Timão obteve seis vitórias, um empate e duas derrotas, marcou 22 gols e sofreu cinco. Em sua primeira participação na Libertadores, o Timão caiu no mesmo grupo de El Nacional e Deportivo Cuenca e perdeu por 2 a 1 para as duas equipes atuando no Equador.

ÚLTIMO CONFRONTO

Corinthians e Emelec se enfrentaram pela última vez no dia 2 de maio, no estádio George Capwell, em Guayaquil. As equipes empataram sem gols em um confronto de poucas oportunidades. Os jogadores e a diretoria do Timão deixaram o gramado reclamando muito da atuação do árbitro colombiano José Buitrago.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES