“Menina de ouro’ do jiu-jítsu vence mais uma para o Piauí

Ela tem apenas 16 anos, mas já trouxe várias medalhas para o Piauí.

Avalie a matéria:
ORGULHO | Atleta mostra mais uma medalha de ouro, conquistada no Ceará. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Isabel Cristina Soares de Araújo, de 16 anos, a menina de ouro do bairro Dirceu Arcoverde, mais uma vez alegra sua comunidade e todo o Piauí com mais uma medalha dourada. A lutadora de jiu-jítsu da região do Grande Dirceu venceu uma lutadora cearense, com a faixa azul, na categoria juvenil médio, até 60,5 quilos e trouxe a tão sonhada medalha para o nosso Estado.

Ela representou o Piauí no VIII Open Terra do Sol, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, nos dias 08 e 09 deste mês. O campeonato no Ceará foi uma seletiva para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, que acontecerá em São Paulo, no período de 19 a 22 do próximo mês.

A atleta Isabel Cristina lutou na final do VIII Open Terra do Sol, pelo fato de ter apenas uma atleta em sua categoria, como representante da luta.

?Mas nem sempre é assim. Em campeonatos, principalmente em mundiais, chego a lutar três ou mais vezes, até chegar à final. Vencer é sempre uma alegria, mas o que mais me surpreendeu foi o fato de eu estar há cerca de nove meses sem lutar e ficar em primeiro lugar na minha categoria?, diz Isabel Cristina, acrescentando que a luta durou cinco minutos e ela venceu facilmente a representante da Casa.

O campeonato, segundo ela, teve o mesmo nível que um pan-americano ou campeonato mundial, pelo fato de ter tido a participação de atletas de todo o Brasil e de outros países, com um total de 760 atletas.

?O evento foi muito importante para mim também por ter ganho da representante da Casa e conseguir a medalha de ouro para o meu Estado e para o bairro onde moro. Isso é muito gratificante?, comenta a atleta, que já conseguiu várias medalhas de ouro e prata, em campeonatos piauienses e em outros Estados do Brasil.

O objetivo de Isabel Cristina agora é se concentrar para o Campeonato Mundial em São Paulo e o mais importante, no momento, é conseguir patrocínio para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu em São Paulo. Ela tem dois empresários que a ajudam, mas quando se trata de um campeonato em outro Estado, os gastos são maiores.

?Um dos empresários me dá 300 reais todo mês para pagar meu colégio e o outro empresário sempre me ajuda quando preciso viajar. Mas mesmo assim os gastos são muitos.

No penúltimo campeonato que participei, tive uma grande ajuda do governador Wilson Martins e espero contar com a colaboração dele também para o próximo campeonato, em São Paulo?, finaliza Isabel Cristina, que tem o apoio total de sua mãe, Letícia Soares.

Isabel começou aos 12 e não quer parar

A atleta Isabel Cristina Soares de Araújo, hoje com 16 anos, é meio tímida, fala pouco, mas no tatame ela é fera. Começou sua trajetória como atleta de Jiu-Jítsu aos 12 anos de idade e, no início, sem o apoio da mãe, Letícia Soares, por achar que o esporte era "coisa" para homem.

"Hoje, minha mãe é minha maior incentivadora. Depois que eu venci a primeira luta, ela viu que eu tinha futuro como atleta de Jiu-Jítsu e passou a me ajudar em tudo relacionado ao esporte. Graças a Deus, consegui muitas vitórias ao longo desses quatro anos no esporte e pretendo crescer ainda mais dentro do Jiu-Jítsu", ressalta a garota.

Entre as conquistas da atleta Isabel Cristina estão: O troféu de Campeã Norte-Nordeste 2008, conseguido em Teresina, e vice-campeã Pan-americana, em um campeonato realizado na cidade de Salvador-Bahia, no ano passado.

"Espero poder participar e representar muito bem o meu Estado, no próximo mundial de Jiu-Jítsu, em São Paulo, agora em julho", ressalta.

Grupo que representou o Piauí teve bom aproveitamento

O grupo que representou o Piauí foi selecionado e organizado pelo professor de Jiu-Jítsu Ginkles Lucas da Silva (foto). Ele conta que levou para Fortaleza 25 atletas para participar do VIII Open Terra do Sol. Desse total, foram selecionados para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu 12 atletas, o que o professor considera satisfatório, levando em conta o total de 760 atletas de todo o Brasil e de alguns países.

"O evento é de grande importância para os atletas e, principalmente, para nós piauienses. Tivemos cerca de 45% de aproveitamento dos nossos atletas, o que considero bastante significativo", comenta Ginkles Lucas.

Ele ressalta que foram, ao todo, seis medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, conquistadas pelos lutadores de Jiu-Jítsu do Piauí, no VIII Open Terra do Sol. "O mais difícil foi a seletiva em Fortaleza. Agora é correr atrás de patrocinadores para levar os atletas para o Campeonato Mundial em São Paulo", comenta.

Ele acrescenta que o valor de cada inscrição é de R$ 140 e mais passagem e hospedagem. Ele entende que cada atleta deve gastar, individualmente, cerca de quinhentos reais, com inscrição e estada, fora as passagens de avião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES