Messi pode chegar ao topo da Chuteira de Ouro

Em 11 dias, Messi marcou cinco gols no Campeonato Espanhol

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jogador argentino Lionel Messi, atual campeão e maior vencedor da história da Chuteira de Ouro, tem se destacando neste fim de ano com o favorito para ser o campeão de mais uma edição do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa nesta temporada. Nos últimos 11 dias, o camisa 10 do Barcelona marcou cinco gols durante o Campeonato Espanhol, assumindo assim, a quinta colocação no ranking dos goleadores do Velho Continente e se tornou o mais forte e favorito candidato ao troféu.

Messi marcou duas vezes contra o Espanyol, no dia 8 de dezembro, e mais três no 5 a 0 aplicado pelos catalães sobre o Levante, no último domingo (16). Agora, o craque soma 14 gols marcados nas redes na Liga e 28 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro.

O Principal nome do futebol brasileiro na atualidade, Neymar, que defende o PSG, ocupa o 17º lugar, com 22 pontos. O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

O argentino está apenas três pontos atrás do líder, o brasileiro Liliu, que defende o Nömme Kalju, da Estônia. Na prática, isso significa que ele será o novo primeiro colocado caso marque mais dois gols. O que faz de Messi o favorito do momento ao prêmio é o fato de os quatro jogadores que estão à frente dele disputarem competições que adotam calendário anual e que, consequentemente, já chegaram ao fim.

O pentacampeão da eleição de melhor do mundo, por outro lado, ainda tem mais cinco meses de temporada pela frente e participa de um campeonato nacional que dá dois pontos a cada gol anotado –além do Espanhol, apenas Inglês, Italiano, Alemão e Francês fazem parte dessa elite.

Os concorrentes na mesma situação que mais se aproximam de Messi dividem a décima posição, com 24 pontos: Kylian Mbappé (PSG), Emiliano Sala (Nantes), Krzysztof Piatek (Genoa) e Nicolas Pépé (Lille). Messi é o recordista histórico da Chuteira de Ouro e já levou o prêmio cinco vezes para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última temporada, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 31 pontos (31 gols)

2º – Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 30 pontos (30 gols)

3º – Paulinho (BRA, BK Häcken) – 30 pontos (20 gols)

4º – Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 29 pontos (29 gols)

5º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 28 pontos (14 gols)

6º – Mbaye Diagne (SEN, Kasimpasa) – 27 pontos (18 gols)

7º – Robert Skov (DIN, Copenhague) – 27 pontos (18 gols)

8º – Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 27 pontos (18 gols)

9º – Roman Debelko (UCR, Levadia) – 27 pontos (27 gols)

10º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 24 pontos (12 gols)

11º – Emiliano Sala (ARG, Nantes) – 24 pontos (12 gols)

12º – Krzysztof Piatek (POL, Genoa) – 24 pontos (12 gols)

13º – Nicolas Pépé (CMF, Lille) – 24 pontos (12 gols)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES