Ministério Público vai propor à CBF acordo que rebaixa o Flu

Na última rodada do Brasileirão, o meia da Portuguesa Héverton foi escalado irregularmente

Jogadores do Fluminense em 2013 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor de Justiça do Consumidor, Roberto Senise, irá se reunir na tarde desta segunda-feira com representantes da CBF para propor um acordo à entidade. Segundo Senise, o Ministério Público vai pedir para que o Estatuto do Torcedor seja cumprido no caso das escalações irregulares do meia Héverton e do lateral-esquerdo André Santos. Caso a CBF concorde, a Portuguesa e o Flamengo se salvariam do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e o Fluminense cairia para a Série B.

- Vou usar minha prerrogativa de promotor para demonstrar à CBF que o ideal é que ela adote uma postura de legalidade, em que o Estatuto do Torcedor, que é uma lei federal, seja cumprido. Eu, sinceramente, acho muito difícil, até porque eles tentaram me afastar do caso - disse Senise, antes de completar:

- Quero deixar claro que não sou advogado da Portuguesa. O MP não defende o clube, e sim o interesse dos consumidores. No caso, dois times se beneficiariam com isso. Está havendo uma confusão quanto a isso - completou.

Na última rodada do Brasileirão, o meia da Portuguesa Héverton foi escalado irregularmente, contra o Grêmio. O jogador havia recebido dois jogos de suspensão, mas só tinha cumprido um. Porém, a decisão do STJD só foi publicada na segunda-feira, um dia depois que a partida ocorreu. Já no caso de André Santos, o lateral foi expulso na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, mas não cumpriu suspensão e entrou em campo na última rodada do Brasileirão, contra o Cruzeiro.

Enquanto o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva utilizou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para condenar a Portuguesa a perder quatro pontos e, consequentemente, ser rebaixada no Nacional, o Ministério Público quer que o Estatuto do Torcedor seja utilizado no caso.

O artigo 35 da regulamentação determina que as decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser divulgadas de forma semelhante às sentenças dos tribunais federais, o que, neste caso, não aconteceu.

O Ministério Público argumenta que o Estatudo do Torcedor deve se sobrepor ao CBJD pelo fato de ser uma lei federal.

Confira abaixo o texto do artigo 35 do Estatuto do Torcedor

"As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federas. As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento (no caso, CBF)."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES