Missão Europa: 100% dos exames dos atletas deram negativos para Covid

Ao todo, foram realizados 112 exames de sorologia e PCR com os integrantes do Time Brasil

Atletas estão liberados para os treinos em Portugal | Ana Carolina Côrte/COB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ana Carolina Côrte/COB

Foram 48 horas de reclusão nos quartos até a divulgação dos últimos resultados e muita ansiedade, mas os 72 atletas que integram a primeira delegação brasileira a participar da Missão Europa receberam a notícia que tanto aguardavam: todos estão liberados para voltarem aos treinamentos. A confirmação veio após os resultados dos 112 exames de sorologia e PCR, realizados assim que o Time Brasil desembarcou em Lisboa, não detectarem a presença da Covid-19 em seus organismos.

“Não tem coisa melhor do que voltar a nadar, voltar ao nosso sonho. Todos estão muito motivados, com vontade de vencer. Tivemos um primeiro treino mais tranquilo, mas não tem sensação melhor do que poder entrar na piscina e fazer o que a gente mais gosta”, comemorou o nadador Pedro Spajari, medalhista de ouro no 4x100m livre nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Os resultados dos testes comprovam que a estratégia adotada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), liderada pela área médica, se mostrou acertada. No entanto, apesar do sucesso da operação e do baixo risco de contaminação, a ordem é para que todos os protocolos sejam mantidos de forma rigorosa nas próximas semanas.

“Essa chavinha não vira nunca. A nossa orientação é para que os atletas não saiam do centro de treinamento. Temos que monitorar os sintomas de forma diariamente”, explica a coordenadora médica do COB, Ana Carolina Côrte.

Desde o início da pandemia, a cidade de Rio Maior, onde está localizada a principal base do Time Brasil na Missão Europa, registrou somente 27 casos de Covid-19 e nenhuma morte. Segundo dados oficiais da prefeitura local, publicados na última segunda-feira, dia 20, o município tem 2 casos ativos e 25 recuperados, fora 5 pessoas que seguem sob vigilância ativa.

“Nossa prioridade sempre foi a saúde das pessoas. Tanto é que nossa primeira decisão foi dizer aos atletas que a participação na Missão era opcional. Quem se sentisse desconfortável, por questões de saúde ou por julgar que a estrutura de treino no Brasil era adequada, não precisava vir. Mas criamos este protocolo, em que os testamos na saída do país e na chegada a Portugal. Agora eles poderão retomar os treinamentos, e esperamos que tudo ocorra na maior tranquilidade”, diz o vice-presidente do COB, Marco La Porta.

Os atletas das seis modalidades que se encontram em Portugal – boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação – já têm atividades em dois períodos, exceto o judô, que viajam à tarde para Coimbra, onde permanecem até o fim da Missão Europa. Enquanto os ginastas treinam em Sangalhos, os demais atletas vão usar as instalações do Rio Maior Sports Centre. (COB)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES