Após derrota, Adison Batista é demitido e tricolor mira Felipão

O treinador está empregado no Palmeiras, mas vive um momento de crise interna no clube

Em Goiânia, Adilson se despediu do São Paulo | Marcelo Prado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde que assumiu o poder do São Paulo em 2006 em substituição a Marcelo Portugal Gouvêa, o presidente Juvenal Juvêncio e seus homens de confiança sempre pregaram que o Tricolor era o modelo de administração a ser seguido. Que fugia da mesmice, não se sujeitava às pressões e procurava sempre se antecipar aos rivais. Porém, desde a saída de Muricy Ramalho, os fatos têm mostrado que a história é um pouco diferente.

Tricampeão brasileiro (2006, 2007 e 2008), Muricy foi demitido no dia 19 de junho de 2009, logo após o São Paulo ser eliminado da Taça Libertadores da América pelo Cruzeiro que, curiosamente, era comandado por Adilson Batista, dispensado no último domingo após a derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO.

Desde então, quatro treinadores passaram pelo clube nestes 27 meses: Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Paulo César Carpegiani e Adilson Batista. Nenhum deles foi capaz de colocar o time na rota do sucesso novamente. E, de um ano onde sonhou brigar pelo título de campeão brasileiro ou com uma vaga na Taça Libertadores da América de 2012, o Tricolor pode terminar 2011 como figurante. O grande sonho da diretoria, agora, é trazer Luiz Felipe Scolari para a próxima temporada. O treinador está empregado no Palmeiras, mas vive um momento de crise interna no clube.

O que mais chama a atenção nestes treinadores que passaram pelo clube foi a alternância de perfil em cada profissional escolhido. Muricy, explosivo e passional, deu lugar ao ponderado e equilibrado Ricardo Gomes, que levou o time até a semifinal da Taça Libertadores da América. A derrota para o Inter e as críticas da torcida fizeram a diretoria não renovar o contrato do treinador que, após ficar um tempo parado, assumiu o Vasco, foi campeão da Copa do Brasil e hoje se recupera de um AVC. Porém, a equipe da Colina segue firme na briga pelo título do Brasileirão.

Sem Ricardo Gomes e com dificuldade para achar um nome de consenso, a estratégia decidida por Juvenal Juvêncio foi promover o treinador da base, Sérgio Baresi. Garotos das categorias inferiores subiram mas, dentro de campo, o resultado não foi o esperado. Resultado: após 14 partidas, nova troca no comando. E Paulo César Carepgiani, que já havia tido uma fraca passagem em 1999, foi novamente contratado. Ele não conseguiu fazer o time reagir e, após sete temporadas seguidas, o São Paulo terminou o ano fora da zona da Taça Libertadores da América.

Veio 2011 e o principal projeto da equipe, a Copa do Brasil, naufragou nas mãos do gaúcho que, após a eliminação para o Avaí, entrou em rota de colisão com Rivaldo, um dos reforços contratados para a temporada. Sua demissão chegou a ser anunciada pelo então vice-presidente de futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, mas o presidente Juvenal Juvêncio, sem opções no mercado, voltou atrás e segurou o comandante, que seria dispensado após uma derrota para o Flamengo por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.

Para colocar a casa em ordem, nova aposta: Adilson Batista, que chegou na alça de mira da torcida. Com três trabalhos em menos de um ano em Corinthians, Santos e Atlético-PR, o treinador jamais conseguiu dar padrão de jogo ao time e foi demitido após a derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO.

Questionado sobre a razão de tantos técnicos em pouco tempo, o diretor de futebol, Adalberto Baptista, disse que no futebol somente os resultados são capazes de garantir a continuidade de um trabalho.

- O Adilson é um cara honesto, sério e trabalhador. Mas os resultados não vieram como esperávamos. O futebol é diferente de uma empresa. Numa empresa, você investe em uma máquina e sabe que ela vai te dar o retorno esperado. No futebol, nem sempre isso acontece. Quando você conquista quatro pontos em seis partidas, é sinal de que as coisas não estão funcionando ? ressaltou o dirigente.

A verdade é que, a oito rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o São Paulo está perdido, sem saber para que lado correr. Nenhum treinador de nome está desempregado. Apesar de o grande sonho para 2012 ser Luiz Felipe Scolari, por enquanto, o auxiliar técnico Milton Cruz vai quebrar o galho. Ninguém é capaz, porém, de garantir o que vai acontecer em caso de novo tropeço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES