Morre aos 88 anos Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e ídolo dos Celtics

Bill Russel foi o maior campeão de todos os esportes coletivos. representou algo muito maior do que os esportes: os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele estampou no DNA de nossa liga.

Morre aos 88 anos Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA e ídolo dos Celtics | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Lenda do Boston Celtics, o ex-jogador de basquete Bill Russel morreu neste domingo (31), nos Estados Unidos, aos 88 anos de idade. O anúncio da morte foi publicado no perfil do 11 vezes campeão da NBA nas redes sociais.

"É com o coração muito pesado que queremos informar a todos os amigos, fãs e seguidores de Bill", introduziu o comunicado. "Bill Russell, o vencedor mais polífico da história dos esportes norte-americanos, morreu em paz hoje aos 88 anos, com sua esposa, Jeaninne, ao seu lado", continuou.

"Os preparativos para seu memorial serão anunciados em breve", seguiu a nota, listando os feitos da lenda em sua carreira.

Antes de chegar na NBA, o ex-pivô foi duas vezes campeão no colegial e também da NCAA, associação de esporte universitário. Na NBA, Russell defendeu as cores do Boston Celtics durante as 13 temporadas que passou na liga.

Ele levou a franquia a 12 finais e venceu 11 títulos, sendo oito conquistas consecutivas. O ex-jogador também foi eleito 5 vezes MVP ('Most Valuable Player').Depois da aposentadoria, ele ainda se tornou o primeiro negro a comandar uma equipe profissional na história dos EUA.

Além de ser o atleta mais vitorioso da liga, Bill Russell foi um grande ativista fora das quadras por décadas. Ele chegou a boicotar uma partida em 1961 para protestar contra "a discriminação tolerada por tempo demais". Em 2010, o histórico camisa 6 dos Celtics recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade por sua atuação.

A NBA, por meio de seu comissário Adam Silver, prestou homenagem ao ex-pivô. "Bill Russel foi o maior campeão de todos os esportes coletivos", iniciou o comunicado.

"Ele representou algo muito maior do que os esportes: os valores de igualdade, respeito e inclusão que ele estampou no DNA de nossa liga", apontou a nota do comissário. Silver encerra afirmando que a influência de Bill na NBA "será sentida para sempre".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES