Mourinho é demitido do Manchester United após 2 temporadas e meia

Clube anuncia saída do treinador após derrota para o Liverpool.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ciclo de José Mourinho no Manchester United chegou ao fim após duas temporadas e meia. O clube inglês anunciou nesta terça-feira a demissão do treinador, dois dias depois de os Red Devils serem derrotados pelo rival Liverpool por 3 a 1. De acordo com o comunicado oficial do United, o time terá um comandante interino até o fim da temporada - e o ex-volante Carrick é o cotado. Um técnico permanente será escolhido a partir de 2019/20.

- O Manchester United anuncia que José Mourinho deixou o clube com efeito imediato. O clube gostaria de agradecer Jose por seu trabalho durante este tempo no Manchester United e desejar sucesso a ele no futuro. Um novo técnico interino será escolhido até o fim da temporada atual, enquanto o clube conduzirá um processo de escolha de um treinador novo e permanente - diz a nota oficial.

José Mourinho se despede do Old Trafford depois de duas temporadas e meia, com uma trajetória marcada por críticas ao desempenho do time, polêmicas de relacionamento e ausência de títulos de grande peso, como Premier League e Liga dos Campeões. Sua demissão vinha sendo cotada há alguns meses e acabou se concretizando antes da virada do ano, tendo a derrota para o Liverpool como estopim de uma crise bem mais antiga, que se refletiu na pior campanha do time na Premier League em 28 anos.

Embora tenha chegado ao Old Trafford depois de uma demissão precoce no Chelsea, o luso tornou-se uma esperança para um trabalho consistente, depois de tentativas frustradas de buscar um substituto para Sir Alex Ferguson. Entretanto, dentro das quatro linhas, jamais conseguiu entregar aquilo que era esperado pelos torcedores.

Mourinho contou com um grande orçamento para contratações e logo montou um elenco repleto de estrelas - mas manteve-se fiel a um modelo de futebol considerado pouco competitivo e nada atrativo pelos torcedores. À sombra do ótimo desempenho do Manchester City, comandado pelo "rival" Guardiola, o português foi duramente criticado por escalar o United de forma defensiva e fazer o time jogar de forma burocrática.

Da esperança à crise

2016/17: Liga Europa salva temporada

As primeiras cornetas soaram ainda na primeira temporada, uma vez que o estilo de jogo não se refletiu em vitórias e muito menos em títulos. Em 2016/17 - que começou com a conquista da Supercopa da Inglaterra -, os Red Devils decepcionaram no Campeonato Inglês, ficando longe da briga pelo título (24 pontos atrás do Chelsea) e terminando o torneio apenas na sexta colocação, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Prioridade para o clube naquela temporada, a classificação para a Champions só se deu por conta da campanha vitoriosa na Liga Europa. O United sofreu em algumas partidas na fase de grupos, suou para superar o Rostov nas oitavas de final e quase caiu diante do Anderlecht nas quartas - mas, depois de uma dura batalha com o Celta nas semifinais, superou o Ajax na final e conquistou o título de maior expressão na passagem de Mourinho pelo clube. Na mesma temporada, o United levou a Copa da Liga Inglesa.

2017/18: no retrovisor do City de Guardiola

Em 2017/18, José Mourinho fez com que o United se tornasse mais competitivo no Campeonato Inglês, e a equipe conseguiu somar 81 pontos no torneio. A briga pelo título só não aconteceu, na prática, por uma campanha fora da curva do rival City, que chegou a nada menos que 100 pontos.

A mancha naquela temporada, entretanto, ficou por conta do desempenho na Liga dos Campeões. Depois de terminar a fase de grupos na liderança de sua chave, o United foi surpreendido e caiu nas oitavas de final diante do Sevilla.

2018/19: crise técnica e de relacionamento

A temporada derradeira de Mourinho no United já começou com o técnico dividindo opiniões e gerando desconfiança em parte da torcida. O clima ruim foi impulsionado pela campanha ruim na pré-temporada e nos primeiros 10 jogos oficiais, quando os Red Devils só conquistaram quatro vitórias e perderam três partidas.

Por isso, as primeiras especulações de demissão surgiram ainda em setembro, quando Mourinho chegou a fazer piada com a situação. O treinador ficou de vez na berlinda no começo de outubro, depois de tropeços na Champions e no Campeonato Inglês e viu veículos garantirem que sua demissão ocorreria.

O luso conseguiu aliviar a pressão com uma boa sequência e a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões, mas seguiu sem a segurança esperada por conta da distância que os líderes do Campeonato Inglês abriram para os Red Devils - que ocuparam, desde o começo do torneio, uma posição intermediária. O United somou apenas 26 pontos em 17 jogos - o seu pior começo de campanha na Premier League desde 1990.

A crise de relacionamento com o elenco, que ficou marcada pelos atritos públicos com o astro Pogba, também se manteve como fardo contra a tranquilidade dentro do clube inglês. E, após a derrota para o maior rival no fim de semana, a diretoria decidiu dar fim à trajetória de Mourinho no clube.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES