Nadal vence e se consolida como “maior” de Roland Garros

O confronto foi o de número 25 entre as estrelas maiores do tênis mundial e a vitória de Nadal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rafael Nadal é o melhor jogador de saibro de todos os tempos e o maior nome da história de Roland Garros. O espanhol, atual número 1 do mundo, derrotou neste domingo o suíço Roger Federer, com parciais de 7/5, 7/6 (7-2), 5/7 e 6/1, e conquistou o sexto troféu. Com a conquista, Nadal igualou o sueco Bjorn Borg como maior vencedor da história do Grand Slam francês.

Nadal igual Borg, que brilhou nos anos 1970 e 80, dois dias depois de completar 25 anos de idade. O sueco tinha os mesmos 25 anos ao vencer Roland Garros em 1981. Nadal, porém, tem retrospecto melhor em Roland Garros. Desde a estreia, em 2005, ele conseguiu 45 vitórias, contra uma solitária derrota, para o sueco Robin Soderling, em 2009, ano em que Federer conseguiu a única conquista em Roland Garros.

O confronto foi o de número 25 entre as estrelas maiores do tênis mundial e a vitória de Nadal, a 17ª, foi a sexta em finais de Grand Slam e a quinta em cinco partidas em Roland Garros. Antes do jogo deste domingo, eram três vitórias de Nadal em decisões (2006, 2007 e 2008) e uma na fase semifinal, em 2005.

A vitória, além de significar outra conquista contra o suíço, garante a manutenção da primeira colocação do ranking mundial para o espanhol. Nadal, que defendia 2.000 pontos do título em 2010, precisava repetir a conquista nesta temporada para não perder a liderança para o sérvio Novak Djokovic, que fazia temporada invicta, com 41 vitórias, até ser derrotado por Federer na semifinal de Roland Garros.

O espanhol completará, assim, 98 semanas como número 1 a partir da próxima segunda-feira. O suíço tem 265 como líder, uma semana a menos que Pete Sampras, recordista neste quesito.

Com mais um título em Paris, Nadal chega a dez conquistas em torneios do Grand Slam, ultrapassando o inglês Fred Perry (nove), que brilhou nos anos 30, e igualando o americano Bill Tilden, maior tenista nos anos de 20.

A final deste domingo teve momentos de equilíbrio. No primeiro set, foram ao todo 41 pontos vencidos por Nadal contra 39 de Federer. O suíço, repetindo o desempenho da semifinal contra Djokovic, começou confiante, atacando as bolas na subida, muitas de bate-pronto, e dominando a maioria dos pontos.

Federer conseguiu uma quebra no segundo game da partida, abrindo em seguida 3 a 0 e dando a impressão de que venceria com tranquilidade o set. Até o 5 a 2, Federer dominava tendo, inclusive, um set point a favor, no sétimo game. Nadal, porém, conseguiu o empate e a virada com duas quebras, no nono e no 11º game, fechando a parcial depois de 62 minutos.

Após a vitória, Nadal voltou para o segundo set mais confiante, conseguiu uma quebra logo no primeiro game e manteve a liderança até o oitavo, quando Federer devolveu a quebra e empatou em 4 a 4, para delírio da torcida francesa, amplamente favorável ao suíço.

Depois do empate, Federer voltou a ter o serviço quebrado e Nadal sacou para fechar em 5 a 4, quando uma breve chuva interrompeu a partida por cerca 10 minutos. Na volta, o suíço devolveu a quebra e a partida foi para o tie break. No game desempate, Nadal começou melhor, conseguindo de cara um mini break e abrindo 4 a 0, fechando depois por 7 a 2. O set durou uma hora e 12 minutos minutos.

O terceiro e derradeiro set manteve o padrão dos anteriores, com muito equilíbrio e alternância, mas, ao contrário das parciais inaugurais, Federer foi melhor nos momentos decisivos.

No 11º game (depois de uma quebra para cada um), Federer venceu no saque do rival espanhol, abriu 6 a 5 e, em seguida, sacou para confirmar a vitória, diminuindo a desvantagem para 2 a 1.

O suíço começou muito bem o quarto set e abriu 0/40, dando impressão que teria uma nova quebra de vantagem logo no primeiro game. Nadal, contudo, sobreviveu, confirmou o serviço e, mais do que isso, voltou a conseguir uma quebra, no quarto game.

A vantagem, que no terceiro set foi descontada por Federer, no quarto foi demais para o suíço, que viu o maior rival fechar, por 6/1 (depois de mais uma quebra), o set, a partida e o campeonato. Mais um para o número 1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES