Não é só força: Brasileiro fala sobre a importância de pose no fisiculturismo

“Ex-magrinho”, veterano da modalidade mostra a evolução de seu corpo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem vê de longe acha que uma competição de fisiculturismo é apenas uma eleição do homem com os músculos mais definidos. Mas a modalidade vai muito além disso. De fato, os músculos são um dos fatores importantes para se tornar um campeão no esporte, mas pontos como simetria e proporção também são fundamentais. A genética nem sempre faz diferença. No último sábado, alguns dos maiores nomes do fisiculturismo mundial competiram no campeonato da feira esportiva "Arnold Classic", organizada pelo ator, ex-fisiculturista e embaixador do esporte Arnold Schwarzenegger, no Rio. Nos bastidores, conversamos com Toney Freeman, um veterano que já compete há 23 anos.

Aos 46 anos, Freeman é uma das referências do fisiculturismo em atuação. Conhecido como X-Man por conta de seu porte, ele coleciona títulos importantes. No entanto, engana-se quem acha que essa força é genética. Freeman era um jovem franzino e sem massa muscular antes de se tornar atleta. E justamente por não gostar de ser magrinho, acabou ficando tão forte.

- Eu era muito magrinho quando garoto. Muito mesmo. Simplesmente não queria ser mais assim. Também não queria ser atleta. Aconteceu. Comecei a treinar e quando me dei conta estava competindo. Qualquer um que tenha vontade, pode fazer - disse Freeman.

Se há mais de 20 anos o fisiculturismo era uma forma de deixar de ser o menino magro, hoje virou estilo de vida para o americano.

- Eu não faço fisiculturismo para competir ou ganhar torneios. Faço para mim, para minha vida e a minha saúde. A competição é apenas uma consequência disso tudo.

No "Arnold Classic" do Brasil, Toney Freeman terminou na segunda colocação geral e chamou atenção ao se apresentar usando uma sunga estampada com a bandeira do Brasil. Seu compatriota Brandon Curry foi o campeão do evento.

Brasileiro fala da importância das poses

O brasileiro Fernando Noronha é um dos principais nomes do país dentro da modalidade, competindo há 15 anos na categoria profissional. Ele explica que não é necessário apenas estar forte para vencer e ressalta que as poses diante dos jurados são fundamentais para ganhar uma competição de fisiculturismo. É necessário encontrar a melhor forma de se expor e, por isso, uma tinta é utilizada para ressaltar ainda mais os músculos.

- As poses compulsórias são fundamentais. Se o atleta não tem uma boa técnica para mostrar os músculos, não vai bem. Às vezes, a falta de alongamento pode prejudicar um atleta com excelente porte - disse Fernando.

O americano George Farah é treinador de grandes nomes do esporte há muitos anos. Ele afirma que a alimentação é um dos pontos fortes para a preparação de seus atletas, sobretudo às vésperas de uma competição.

- Cada atleta é diferente do outro. Mas é sempre importante comer mais nos dias que antecedem a competição. Dois ou três dias antes, o melhor é comer ainda mais. Alimentar os músculos é fundamental. O trabalho físico, de força, já foi feito por meses. Também não corto a água dos meus atletas. É preciso lembrar que 97% dos músculos são água.

Um dos maiores nomes de todos os tempos do fisiculturismo, o ator e Arnold Schwarzenegger começou a competir profissionalmente quando tinha apenas 18 anos. Ele ganhou o tradicional concurso Mr. Olympia em sete ocasiões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES