Não havia mais clima, diz diretor de futebol sobre a demissão de Muricy

Grupo de torcedores aproveitou para criticar o presidente Juvenal Juvêncio

Diretor do São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A demissão de Muricy Ramalho levou quase 24 horas para se concretizar. Após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na noite de quinta-feira, no Morumbi, dirigentes do São Paulo já não tinha tanta certeza a respeito da permanência do treinador. Apesar da ideia inicial de mantê-lo até o clássico contra o arquirrival Corinthians, domingo, às 18h30m, no Pacaembu, a sexta-feira apontou outro caminho. A decisão, aliás, parecia já estar desenhada para o próprio técnico, que comandou à tarde seu último treino no CT do clube. Muricy foi embora sem falar com a imprensa, e à noite encerrava um ciclo de três anos e meio em uma conversa de pouco mais de dez minutos com o presidente Juvenal Juvêncio.

Em entrevista concedida em um restaurante no Morumbi, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, confirmou que ele, o presidente do clube e o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, refletiram e avaliaram a situação desde o minuto seguinte à eliminação nas quartas de final da Taça Libertadores. O resultado foi conhecido por Muricy pouco depois das 20h, quando o treinador chegou à sede tricolor.

- Chegamos à conclusão de que havia chegado o momento de fazer uma reformulação, e ela passava pelo técnico em função dos resultados que não estavam vindo, algo que estava chateando a todos. Depois da nossa conversa, Juvenal Juvêncio telefonou para o Muricy e pediu para que ele fosse até o Morumbi. Eles tiveram uma reunião, e o presidente o dispensou. Não havia mais clima, e são circunstâncias da vida.

João Paulo fez questão de dizer que, apesar de a decisão ter sido unilateral, ela foi tomada pensando no melhor para ambas as partes. Assim, ao mesmo tempo em que ressaltou que isso faz parte do trabalho, elogiou o que o técnico fez pelo Tricolor Paulista, incluindo o inédito tricampeonato brasileiro (2006/7/08) que levou o clube a um total de seis títulos nacionais, o recorde no Brasileirão.

- Ele teve uma carreira brilhante no São Paulo, e não acho que foi por pouco tempo. Muricy esteve conosco durante três anos e meio. Ele é torcedor do São Paulo e também quer o melhor para o clube.

Apesar da hegemonia no Brasileirão, a quarta eliminação consecutiva na Libertadores pesou bastante para a saída de Muricy, e o dirigente deixa isso claro ao lembrar que a diretoria não foi imediatista. A competição sul-americana é uma obsessão para os tricolores, e nas quatro edições seguidas à última conquista - em 2005, quando o São Paulo, sob o comando de Paulo Autuori, também levou o Mundial de Clubes da Fifa - a decepção teve mais força que os investimentos feitos.

- Não somos precipitados. Agimos conscientemente quando tomamos decisões, e o que procuramos fazer foi tomar uma justa e honesta. A partir daí todos estão livres para seguir o seu caminho - disse ele, garantindo que o clube vai começar a busca por um novo comandante, mas no seu tempo certo. - Agora o nosso técnico interino é o Milton Cruz, e não temos um prazo para decidir outro nome. Na verdade, não temos nenhum nome. Vamos analisar as possibilidades e tomar essa decisão. Ninguém no grupo sabe, até porque não seria ético, e não é nossa intenção manter o Milton muito tempo na função.

Às vésperas de um clássico e com uma campanha irregular no Brasileirão - o Tricolor está em 12º lugar, com sete pontos e apenas uma vitória - o dirigente espera que os jogadores saibam assimilar a mudança, pois o ano não acabou e faltam 32 rodadas para o fim do campeonato. O investimento em contratações foi alto, e voltar à Libertadores em 2010 já é prioridade.

- Esperamos dos jogadores que cumpram suas obrigações contratuais. Não pode haver acomodação, e queremos motivação da parte deles - afirma João Paulo, dando exemplos de que o grupo não foi abandonado e de que nada está perdido. - Tivemos outros momentos em que estávamos com resultados desfavoráveis e não demitimos ninguém. Mesmo estando mal no Brasileirão de 2008, conseguimos o tricampeonato. Isso é normal. O Muricy não chegou a colocar o cargo à disposição após a derrota, mas em algum momento nós faríamos alguma modificação.

O São Paulo amanheceu agitado neste sábado. O técnico Muricy Ramalho, dispensado pela diretoria na última sexta-feira, chegou ao CT da Barra Funda por volta de 8h e começou a se despedir dos jogadores e funcionários. Pouco depois, um grupo de torcedores apareceu nos portões para dar apoio ao treinador, aos gritos de "é Muricy", e criticar o presidente Juvenal Juvêncio. Após a derrota para o Cruzeiro e a eliminação na Libertadores, os muros do clube apareceram pichados pedindo a saída do treinador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES