Natação é última esperança para superar Colômbia na competição

Na prática, Sul-Americanos terminam nesta segunda; terça só tem handebol e esqui aquático

Nicolas Oliveira, destaque da natação brasileira. | r7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Serão apenas mais dois dias de competição pelos Jogos Sul-Americanos de Medellín - um, na prática, porque a terça-feira (30) terá apenas dois jogos de handebol de manhã e esqui aquático pela hora do almoço. E até esta segunda-feira (29) a Colômbia encabeça com folga o quadro de medalhas do continente, tanto no geral como nos ouros. Está à frente do Brasil e da Venezuela.

A maior surpresa é a Argentina, que tradicionalmente dava mais importância aos Jogos Sul-Americanos e normalmente terminava no topo do quadro geral. Agora vem na quarta colocação.

Assim, estabelecida a frente no quadro geral por parte da Colômbia - a sede -, somente a natação brasileira teria condições de diminuir um pouco a vantagem dos donos da casa.

Esta segunda-feira (29) começa com a natação em águas abertas ? homens, 10 km.

Haverá ainda competições pela manhã de canoagem, taekwon-dô, esgrima (espada feminina por equipes), vela e vôlei feminino.

O Brasil, forte na piscina

A natação tem eliminatórias de 50 m livre feminino, 50 m costas masculino, 1.500 m livre feminino, 200 m peito masculino, 100 m costas feminino, 100 m livre masculino, 100 m peito feminino e 400 m medley masculino, 4x100 m medley feminino e 4x100 m livre masculino.

À tarde, seguem competições de esgrima, levantamento de peso, basquete, ginástica rítmica, handebol e nado sincronizado. ´

Mas serão as finais da natação, à noite, que deverão ganhar mais atenção ? os brasileiros viajaram com alguns de seus principais atletas e têm tudo para conseguir mais um punhado de medalhas.

Na terça-feira, último dia dos Jogos Sul-Americanos, o mais importante para o Brasil será o jogo que deve definir o ouro masculino do handebol, contra a Argentina (na outra partida estarão Colômbia e Chile).

Com provas a partir do meio-dia, horário local, o esqui náutico encerra as competições dos Jogos de Medellín.

Colômbia e Argentina, as surpresas

Os colombianos acreditavam que os Jogos Sul-Americanos ganhariam em importância para o Brasil por conta da escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada-2016.

Mas o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e suas Confederações seguiram com a política de enviar equipes mistas, de veteranos e jovens talentos.

Talvez não contassem que a Colômbia se mostrasse tão forte no continente, mesmo sediando o evento.

O atletismo, por exemplo, só teve atletas mais novos, porque foi estabelecido que as provas em Medellín seriam válidas pelo Sul-Americano Sub-23.

No caso do Brasil, vôlei e basquete brasileiros não viajaram com força máxima. O futebol nem foi.

Caso oposto somente o do handebol ? porque os Sul-Americanos valem vaga para os Jogos Pan-Americanos que, por sua vez, valem vaga para Olimpíada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES